Coma frutas e vegetais para viver mais

Coma frutas e vegetais para viver mais

A partir de dados de quase meio milhão de pessoas, um estudo europeu analisou a relação entre o consumo de frutas e vegetais e o risco de mortalidade e concluiu que a ingestão destes alimentos diminuiu o número de mortes, especialmente aquelas causadas por doenças cardiovasculares. A análise, publicada recentemente na revista American Journal of Epidemiology, foi liderada por pesquisadores de dez países, como parte da Investigação Prospectiva Europeia sobre Câncer e Nutrição (EPIC).

Os resultados também demonstraram que o consumo combinado de frutas e vegetais em mais de 569 gramas por dia, reduz o risco de morte em 10% e atrasa o falecimento em 1,12 anos em comparação com o consumo de menos de 249 gramas diárias. Além disso, para cada 200 gramas de aumento da ingestão de frutas e vegetais, esse risco diminui em 6% a mais. E se todas as pessoas que costumam comer poucas frutas e verduras aumentassem seu consumo entre 100-200 gramas por dia, alcançando assim as recomendações de 400-500 gramas ao dia, a mortalidade seria reduzida em 2,9%.

Conhecendo todos os resultados, deve-se ter em mente de que os benefícios são melhores se consumirmos as verduras cruas. De acordo com os pesquisadores, ao considerar o consumo somente de frutas, não se observou uma redução significativa no risco, já o consumo somente de vegetais foi associado com um menor risco de mortalidade, especialmente se for consumido cru. O consumo de vegetais crus implica uma redução de 16% no risco de mortalidade.

A redução do risco de mortalidade pelo consumo de frutas e verduras foi maior em pessoas que consumiam álcool (em torno de 30-40%) e nos obesos (20%).

Conforme explicam os autores, esse efeito positivo é, provavelmente, devido ao alto teor de antioxidantes que esses alimentos possuem, que agem diminuindo o estresse oxidativo induzido pelo álcool, tabaco e obesidade.