Alimentação saudável nas escolas

Alimentação saudável nas escolas

Uma das áreas em que as crianças têm maior acesso a comida “processada” é precisamente as escolas. As crianças se encontram cativas nesses espaços que tem muitos alimentos processados e isso pode gerar maus hábitos ao longo da vida. Alimentos e bebidas que predominam nas escolas não são recomendados e contradiz a informação que existe nos livros didáticos em que o consumo de frutas, legumes, grãos integrais e hidratação à base de água seria bom para a saúde.

Dois anos atrás, algumas diretrizes foram aplicadas no México para regular os tipos de alimentos e bebidas que seriam oferecidos dentro do recinto escolar. A versão original destas orientações foi alterada pela pressão das empresas, permitindo-lhes continuar a oferecer bebidas altamente processadas e açucaradas.

As crianças necessitam de uma boa ingestão de frutas, legumes e grãos integrais, que são ricos em vitaminas, minerais e fibras para o crescimento físico ideal, como cognitivo. As crianças ainda estão em desenvolvimento e, portanto, exigem grandes quantidades de macro e micronutrientes. Também requer um aprendizado de boas práticas de alimentação, ja que estas irão condicioná-los para o resto de sua vida, tanto a ingestão calórica para seleção de alimentos.

Existe uma forte evidência científica para provar que a fórmula que domina os produtos oferecidos nas escolas e aqueles que são anunciados, especialmente para as crianças, cria vícios desde pequena idade. Uma vez que os alunos se acostumarem a consumir essas bebidas e comidas altamente industrializados, dificilmente irá consumir água ou consumir alimentos saudáveis, mesmo se eles estiverem disponíveis. Tem sido observado que os produtos “processados” têm uma natureza competitiva com os produtos naturais, ou seja, o seu consumo tende a deslocar o consumo de alimentos naturais.

Isto é porque nenhum produto natural pode conter quantidades elevadas de açúcar, gordura e / ou sal que contém os produtos industrializados disponíveis em escolas. Por tudo isso, dentro dos campis escolares só deve ter disponíveis alimentos saudáveis.

Quando as crianças se encontram nas escolas são da responsabilidade do Estado, de modo que o mesmo Estado é obrigado a fornecer uma boa disponibilidade de alimentos saudáveis e água para as crianças.