Bons hábitos nos lanches das crianças

Bons hábitos nos lanches das crianças

Bons hábitos nos lanches das crianças

O lanche é uma das refeições que ajudam a criança a ficar com energia e saudável até dormir. Entre o almoço e o jantar, precisam de suporte nutricional e o lanche da criança é muito importante entre as refeições.

Mas qualquer lanche?

Nem todos. Muitas vezes a pressa ou comodidade acabam fazendo com que nós preparemos lanches inadequados para nossos filhos. Aqui estão algumas dicas para garantir que deixemos os lanches das crianças mais saudáveis, e para que elas tenham bons hábitos alimentares, reduzindo assim o risco de obesidade.

Inclua cereais: Evite comer pão no lanche lanche, às vezes você pode mudar para biscoitos integrais ou cereais. Esses alimentos proporcionam muita energia para as crianças, o que é muito importante. Lembre-se de não preparar um lanche muito grande.

Incluir produtos lácteos para completar as porções diárias de cálcio: Não é preciso beber somente o leite para isso, você pode também consumir alimentos como iogurte natural, um pedaço de queijo, ou outros alimentos ricos em cálcio e em proteínas.

Incluir frutas ou vegetais. Para atingir as cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia. Para isso, basta consumir frutas como: uvas, melão, laranja, banana, tomate cereja, pepino ou cenoura para acompanhar o lanche. Esses alimentos proporcionam muitas vitaminas, fibras e ajudam a manter o corpo hidratado.

Os frutos secos (naturais, não fritos ou salgados) também são ótimas opções para o lanche das crianças maiores de anos.

Evite lanches não planejados, pois assim, nós acabamos recorrendo a biscoitos açucarados, batatas fritas, salgadinhos e alimentos industrializados, ricos em gordura, açúcar ou sal. A comunidade científica internacional tem alertado há muitos anos sobre a influência desse tipo de alimento no aumento da obesidade no mundo. Eles são alimentos que proporcionam poucos nutrientes e geralmente afetam a saúde.

É muito importante preparar sucos naturais, ou batidas de frutas sem açúcar em vez de bebidas açucaradas ou refrigerantes, que promovem a obesidade e a cárie dentária.

Procure comer junto das crianças, faça piqueniques, elas adoram. Outra ótima opção é comer na mesa de jantas, junto com elas, assim você vai conseguir evitar que elas se alimentem em frete da televisão e(ou) computador, pois isso é muito ruim.

Ajuste as porções. As crianças devem comer pequenas quantidades de cada alimento, e não devem ficar totalmente satisfeitas, pois isso pode atrapalhar a próxima refeição. A medida que as crianças vão crescendo, devemos controlar a sua alimentação, pois elas vão sentir mais fome.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você a fazer os lanches saudáveis para as crianças, estabelecendo bons hábitos, hábitos que serão importantíssimos para elas no futuro.