Cuidados na alimentação dos idosos

Cuidados na alimentação dos idosos

Cuidados na alimentação dos idosos

Dieta para idosos. 2 de 3 idosos igual ou mais de 65 anos tem uma dieta desequilibrada, com muito açúcar e falta de frutas e vegetais, excesso de peso é a principal conseqüência.
A partir dos 40 anos são aconselhados a reduzir a ingestão calórica, sem perder o valor nutritivo de que necessitam. As necessidades nutricionais das pessoas mais velhas saudáveis, que não tem uma doenças grave não são muito diferentes das de um adulto. A maior diferença é que necessitam de mais proteínas e menos calorias porque o seu metabolismo consome menos e faz menos atividade física. Com relação aos outros nutrientes (carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras) do corpo que continua a exigir o mesmo.

Há muitos casos de desnutrição de idosos devido a uma combinação de fatores, em que se misturam com a falta de apetite, depressão, preguiça, o desconforto causado pela doença ou medicação, problemas com os dentes … Por todas estas circunstâncias, muitos idosos, se tornam desnutridos, eles só sofrem certas deficiências que podem piorar sua saúde, retardar a recuperação de certas doenças, agravam os problemas neurológicos que causa cicatrização lenta de feridas, etc. A osteoporose é muito comum devido a uma má absorção da vitamina D e de cálcio, podem ser necessários suplemento alimentar.

Por isso, é muito importante prestar atenção especial à alimentação dos idosos e tentar fazê-lo, não apenas nutritivos, mas também desejável. Nesta idade devem tomar um cuidado especial com a dieta e o exercício físico moderado diariamente para prevenir e controlar problemas de saúde como colesterol, hipertensão, diabetes …

Reduzir a ingestão calórica da dieta.

Entre 40 e 49 anos : Reduzir em 5%
Entre 50 e 59 anos : Reduzir em 10%
Entre 60 e 69 anos : redução de 20%
A partir dos 70 anos de idade : Reduzir em 30%

Este artigo te ajudou?
  • +2 curtiram
  • 0 não curtiram