5 hábitos saudáveis que te ajudam a regular o apetite

5 hábitos saudáveis que te ajudam a regular o apetite

Comer é definitivamente um dos prazeres da vida. Creio que quase todos estamos de acordo com essa afirmação. É que muitas coisas das quais consumimos, já nos encanta a partir dos olhos: Aquela pizza com queijo derretendo, uma batata frita crocante e aquele cupcake recheado de dar água na boca são alguns dos exemplos desses tipos de alimento que nos faz perder o freio na hora de comer.

Se bem q nos dar um gostinho de vez em quando, o certo é que uma alimentação baseada em pouco comida pouco saudável pode gerar desequilíbrios tanto em nossa saúde física como mental. Não lute mais contra a comida, melhor por em prática estes 5 hábitos provados que te ajudaram a regular seu apetite de forma efetiva e equilibrada.

#1 Descanse

Muitas das pessoas que possuem dificuldades em regular seu apetite poem muita ênfase no que comem e deixam de lado um aspecto fundamental para alcançar a perda de peso: o descanso. Dormir pouco (menos de 7 horas cada noite) faz com que tenha mais fome e te predispõe a cair na tentação dos desejos. Além de afetar a forma que você come, uma noite mal dormida tem outras consequências negativas: maior risco de sofrer de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e depressão. Como vê, dormir bem é fundamental não somente para controlar seu apetite, mas também para se ter uma saúde forte e equilibrada.

#2 Coma de maneira regular

Talvez seja uma pessoa que não gosta de marcar horários e muito menos quando se trata de comida. Também pode ter uma vida agitada e que por causa do seu trabalho e afazeres diários tenham te feito descartar a possibilidade de comer em horas fixas. Pois ebm, se quer regular seu apetite e emagrecer o que necessita é exatamente essa regularidade.

Comece com um bom café da manhã que inclua frutas e algum tipo de proteína, e coma a cada 3 ou 4 horas sempre fazendo porções moderadas. Considere incorporar em sua dieta verduras de folhas verdes, frutas da estação, cereais de grãos integrais e gorduras de origem vegetal como o azeite e os frutos secos.

#3 Divirta-se fazendo exercícios

Muitas pessoas procuram uma academia a fim de queimar calorias e melhorar seu físico. Mas quando estão fazendo suas séries não sentem nenhum prazer, não desfrutam desse tempo fazendo exercícios e até veem como um sacrifício. E geralmente, quando voltam pra sua casa tem tanta fome que acabam consumindo mais calorias do que gastou. Como pode ver, este hábito não só não te ajuda a perder peso e sim te ajuda a ganha-lo.

Então se o que busca é regular o apetite, encontre uma forma de se exercitar e que te motive, sendo algo que você se divirta. Pode ser vôlei, andar de skate, patins, zumba ou qualquer outra atividade que você goste de realizar. Assim você conseguirá emagrecer e evitar o indesejado efeito rebote.

#4 Beba bastante água

Não é nenhum segredo que a água te faz sentir mais satisfeito. Dito isso, alguns estudos científicos demonstram que a quantidade suficiente de água por dia reduz o apetite. Para desfrutar dos benefícios que trazem consumir esta bebida fantástica tem que consumi-la de forma regular. Não se esqueça de tomar 3 litros de água, simplesmente beba toda vez que sentir sede e não deixe para mais tarde. Se não gosta de consumir água em si, você pode fazer água saborizada colocando laranja, maçã ou limão e deixando repousar durante 2 horas e consumir em seguida. No link abaixo você pode ver 5 maneiras de como consumir mais água sem bebe-la diretamente.

5 formas de ingerir mais água sem ter que bebe-la

#5 Acabe com o estresse

Eu me atreveria a dizer que o estresse é a causa número um das dietas desequilibradas. Nesse sentido, é importante tomar consciência desse padrão em que se encontram muitas pessoas. Existem vários métodos que podem te ajudar a reduzir o estresse e viver uma vida mais tranquila. Pode por exemplo, explorar seu desempenho artístico e se animar a pintar ou fazer música, ou partir para um lado mais espiritual como a ioga. Esses caminhos podem te ajudar a regular as emoções e, consequentemente controlar seu apetite de uma forma respeitosa consigo mesmo.

Seguindo esses conselhos tenho certeza que começará ter um controle maior dos seu hábitos alimentares. Espero realmente que possa coloca-los em prática e sentir resultados em seu corpo e em sua mente.