O consumo de álcool, principalmente cerveja, provoca obesidade abdominal
- Em: Bem-Estar
- Comentários desativados em O consumo de álcool, principalmente cerveja, provoca obesidade abdominal
Um estudo confirmou pela primeira vez que homens e mulheres que bebem álcool sofrem continuamente de obesidade abdominal, associada ao aumento da mortalidade em adultos. O efeito do álcool sobre a gordura acumulada é maior no caso de cerveja do que em outras bebidas como o vinho, embora ambos tenham um efeito significativo sobre esta adiposidade.
O Centro de Investigação Prospectivo Europeu sobre Câncer e Nutrição (EPIC) revelou que o consumo de álcool continuamente ao longo da vida em homens e mulheres com obesidade abdominal produz aumento da circunferência da cintura. Além disso, nos homens, geralmente provoca obesidade com maior Índice de Massa Corporal (IMC).
O trabalho realizado ao longo de nove anos e publicado no European Journal of Clinical Nutrition, fornece uma amostra de 258, 177 indivíduos com idade entre 25 e 70 anos de 9 países europeus (França, Itália, Grécia, Holanda, Alemanha, Suécia, Noruega, Reino Unido e Espanha). E é o único estudo até à data, que analisa o consumo de álcool em uma grande amostra de adultos de diferentes regiões da Europa e examina o papel da longa exposição ao álcool e a obesidade abdominal e geral. A maioria dos estudos são baseados no consumo de álcool recente ao longo de um curto período de tempo.