Tudo o que necessita saber sobre a anemia
A deficiência de ferro é conhecida como anemia. Pois bem, os diferentes sintomas aparecem somente quando a carência desse mineral chega a níveis muito baixos a ponto de que os glóbulos vermelhos não tenham tanta eficiência em transportar o oxigênio no sangue de forma eficiente.
A anemia é uma das deficiências nutricionais mais frequentes, mas é importante que saiba que pode tratá-la se centrando em sua alimentação.
Quais são os sintomas da anemia?
Estes são os principais sintomas da anemia:
– Cansaço extremo e fadiga;
– Pele e unhas pálidas;
– Fraqueza e desmaios;
– Dores de cabeça recorrentes;
– Inflamação da língua.
Principais fontes de ferro
Existem dois tipos de ferro que a mãe natureza nos dá: a proveniente dos animais e a que vem das plantas. Mas a origem não é a única diferença entre esses dois tipos de ferro: se sabe que que o ferro provido da carne se absorve entre 2 e 3 vezes mais que a de origem vegetal.
No caso de ter uma alimentação onívora, pode incluir em sua dieta carnes magras como a de peru, de frango e também o pescado.
No caso de que tenha uma dieta vegetariana mas queira reforçar a quantidade de ferro que consome deve incluir em sua alimentação todos os tipos de feijões, broto de soja, lentilhas, cereais fortificados, todo tipo de vegetal de folhas verde como o espinafre e a acelga, arroz fortificado, lácteos com ferro agregado e pães enriquecidos. Tenha em conta que nesse caso também terá que adicionar uma maior quantidade de vitamina C a sua dieta para que seu corpo adicione o ferro sem problemas.
Quem corre risco de sofrer de anemia?
– As grávidas;
– As mulheres em período de amamentação;
– As crianças de mais de 6 meses de vida;
– As adolescentes;
– Mulheres em idade fértil;
– Mulheres que tem menstruação abundante.
Tal como pôde ver, prevenir a deficiência de ferro é possível se você se preocupar em nutrir seu organismo com uma dieta balanceada, que contemple todos os grupos de nutrientes. Já dizia o pai da medicina Hipócrates, “não encontrará melhor medicina do que sua alimentação”.