Tipos de azeite de oliva: Qual escolher?
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Tipos de azeite de oliva: Qual escolher?
Os tipos de azeite são diferentes, dependendo das propriedades da oliva, a sua origem e da acidez. Neste artigo você vai aprender quais são.
Por que é tão valorizado o azeite de oliva?
Claramente pelas suas propriedades. O azeite de oliva é o único azeite vegetal que pode ser diretamente consumido cru. Seu valor calórico é de 9 calorias por grama.
Eles possuem um alto valor biológico porque ajuda a metabolizar certas vitaminas como A, D, K, E, que só pode ser absorvido pelo corpo para dissolver em gordura. Todos os nossos músculos também precisam de gordura para funcionar.
Tipos de azeite:
A terceira parte da polpa da oliva é o azeite. Este é extraído triturando a oliva. Depois de vários processos de cura deve ser feito para reduzir a sua amargura.
Com base nestes processos subsequentes diferentes tipos de azeites são produzidos. Cada um tem seu aroma, cor e sabor diferente. Podem distinguir entre:
1 – Azeite de oliva: Mistura de azeite virgem e azeite refinado (esta é de má qualidade, passou por um processo de refino para depurá-lo) Sua acidez é de 1,5º.
2 – Azeite de oliva virgem: Puro azeite extraído por meios mecânicos não alterado sua composição (não refinado e não se aplica tratamentos químicos) sua acidez é 2º
3 – Azeite de oliva extra virgem: Sua acidez não ultrapassa 0,8º.
4 – Azeite de oliva extra virgem orgânico: O melhor óleo. Já estamos a falar de produtos gourmet. Diz-se que durante o cultivo ecológico no azeite não usa-se quaisquer produtos químicos como inseticidas, fungicida, etc.
5 – Bagaço do azeite de oliva: É obtido pela mistura do bagaço após a extração do óleo. Esta é uma massa que consiste no resto da celulose e do osso. Esta pasta tem muitos usos: Como fertilizantes e como carvão para aquecer a casa, etc. Se a pasta é misturada com o azeite extravirgem e refinado pode ser consumido. Sua alta acidez é de 0,5º.