Os melhores produtos lácteos para adicionar a sua dieta

Os melhores produtos lácteos para adicionar a sua dieta

  • Em: Minerais
  • Comentários desativados em Os melhores produtos lácteos para adicionar a sua dieta

O leite está presente em nossa dieta desde os primeiros momentos de nossa vida, quando nossa mãe nos amamenta. No entanto, os humanos são os únicos que seguem consumindo ele com o passar do tempo, e de formas muito variadas -por exemplo, o queijo ou o iogurte-. Os produtos lácteos são indispensáveis para nosso corpo e contêm grandes quantidades nutricionais. Quer saber quais são os produtos lácteos que deve consumir?

Contribuições variadas

lacteos 1

Os produtos lácteos contêm muitos nutrientes interessantes:

– Proteína de qualidade mas em quantidade menor que as carnes.

– Ácidos graxos e colesterol em quantidade mais ou menos importante em termos de grau de leveza.

– Os produtos light estão praticamente desprovidos de matérias gordurosas.

– Vitaminas hidro-solúveis como as vitaminas do grupo B e vitaminas lipo-solúveis no caso de produtos integrais ou semi-desnatados.

– Minerais e oligoelementos em menor quantidade.

– Açúcares cuja quantidade varia em função do procedimento tecnológico de fabricação do produto.

Ricos em cálcio

lacteos 2

Este grupo de alimentos é a principal fonte de cálcio e cobre 3/4 das quantidades necessárias pelo organismo. O cálcio contido no leite e seus derivados está associado a muitos outros nutrientes que favorecem a assimilação e sua utilização. Lembremos que este cálcio é o principal constituinte da medula óssea.

O queijo é mais rico que o leite

lacteos 3

Todos os produtos dessa família procedem do leite, tem a mesma origem e portanto os mesmo componentes. As quantidades e composição desses alimentos são comparáveis, mas variam em função do procedimento de fabricação utilizado. Os queijos, por exemplo, tem uma quantidade mais consequente de lipídios, proteínas e cálcio que o leite ou o iogurte.

As bactérias do iogurte

lacteos 4

Os iogurtes são submetidos a uma fermentação láctea através das bactérias. Para se beneficiar do iogurte, um leite coagulado deve conter estas bactérias em quantidades definidas pela regra aplicada. Estas proporções podem conter outras bactérias igualmente.

Este leite coagulado e iogurtes possuem bactérias que tem um papel predominante na saúde, já que habitam a flora intestinal, protegendo de bactérias patógenas e garantindo uma função metabólica fundamental no funcionamento do intestino.

Os produtos lácteos devem ser consumidos em todas as refeições por seus efeitos sobre a flora simbiótica intestinal, mas também e sobre tudo, pelo seu teor cálcico que deve ser consequente e repartido ao longo do dia.