O câncer e as cores dos alimentos

O câncer e as cores dos alimentos

Alguns dizem que se come com os olhos, e não estão errados. Além da estética de um bom prato bem servido, a comida tem cores que dizem o suficiente sobre o seu valor nutricional.

Valores nutricionais dos alimentos nas cores vermelho, amarelo e laranja

Vermelho: Nestes alimentos a origem de sua cor pode ser variada. No caso dos tomates, melancias e amoras sua origem é o licopeno, uma proteína anticancerígena que lhes dá essa tonalidade, enquanto outras frutas vermelhas, como morangos, obtém sua cor pela vitamina C, que é um antioxidante forte que também previne o câncer.

Amarelo: O betacaroteno é responsável pelo tingimento amarelo do milho e pimentão amarelo, o qual está associado a vitamina A e vitamina C. Além disso, no caso de mostarda, curcumina, é o pigmento que dá sua cor e também inibe a formação de câncer.

Laranja: Finalmente, no caso da cor laranja das cenouras, melão, mamão, manga, também contêm betacaroteno, o qual, como no caso anterior, está associada com a vitamina A. Estes são antioxidantes, que impedem a formação de carcinomas em várias partes do corpo.