Nova Tendência: Flores Comestíveis
- Em: Bem-Estar
- Comentários desativados em Nova Tendência: Flores Comestíveis
As últimas modas em jantar em os EUA são as flores comestíveis. Usado inicialmente por famosos chefes e restaurantes gourmet, hoje algumas lojas especializadas e alguns supermercados, olhando para além da concorrência, incorporaram esses produtos para sua oferta.
As flores comestíveis são utilizados não só como elementos coloridos e decorativos nos pratos, cocktails, bolos, etc, mas é escolhido de modo a que o seu sabor seja compatível com o prato em questão de forma que pode ser consumida como parte da mesma.
A lista de flores comestíveis é abundante.
No entanto, é preciso educar o consumidor quanto à utilização segura dos mesmos, como nem tudo são flores ou partes delas são comestíveis. Em qualquer caso, tem sido avisados para não consumir aquelas que foram pulverizadas com os insecticidas ou tenham sido contaminadas com produtos agroquímicos. Assim, estão sendo promovidos como apenas as flores comestíveis cultivados organicamente.
De acordo com a informação disponível, por enquanto flores comestíveis vendidos em supermercados e lojas localizadas em bairros de alta renda ou onde existe uma grande mistura racial, o último fator que garante uma maior variedade de pratos exóticos. Além disso, verificou-se que o aumento das vendas destas flores estão concentradas nos finais de semana e em ocasiões especiais (Dia dos Namorados, o dia de Ação de Graças, Natal, etc.).
Abaixo estão algumas das flores que estão sendo promovidas como mantimentos e sua cor e características de sabor:
Manzana (Malus) Sua cor rosa pálida floral e seu sabor suave.
Begonia (Begonia x tuberhybrida) A cor rosa, laranja, vermelha e amarelo, seu sabor ácido, como o limão.
Borragem (Borage officinalis) Lilás azul e sabor semelhante ao do pepino.
Calendula (alendula officinalis) Cor amarela, laranja e com um sabor picante.
Cravo (Dianthus) Sua cor lilás e sabor semelhante ao da cebola.
Crisântemo (Crysanthemum) Sua cor amarela, branco e com um sabor amargo, suave e forte.
Margarida (Bellis perennis) sua cor branca, pastel e seu sabor azedo.
Funcho (Foeniculum vulgare) Sua cor amarelo e seu sabor doce.
Fuscia (Fuschia x hybrida) Sua cor rosa e sabor ácido variado.
Gerânio (Pelargonium ) A cor vermelha, rosa, pêssego branco e sabor depende da variedade.
Malva (Athea rosea) A cor de rosa, vermelho, branco, lilás com um sabor suave.
Lilás (Syringa vulgaris) Sua cor é lilás e o seu sabor ácido, floral pungente.
Nasturtium (Tropaeolum majus) A cor vermelha, laranja, amarelo e seu sabor picante igual pimenta.
Amor-perfeito (Viola x wittrockiana) A cor púrpura, branco, amarelo e seu sabor doce com um pouco de azedo.
A esta lista deve ser adicionado de várias rosas coloridas e um sabor doce que vai para algo picante, é usado em alimentos doces e salgados, é bem conhecida as rosas musk doces, violetas, de cor roxo e com um sabor doce, e foram usados por muitos anos, por uma padaria francesa criando alguns doces de violetas cristalizadas que normalmente são vendidos em pequenas latas ou vidro, alguns chocolates têm alguns bombons com rosas ou violetas cristalizadas por cima.
As flores de abóbora, abobrinha , como usado em cozinha italiana ou recheado ou simplesmente frito em fritos , também conhecido na culinária mexicana para quesadillas .
As flores de lavanda são usadas tanto para perfumes mas também são deliciosas em cremes e saladas, com uma cor azul pálido e um sabor levemente picante.
As flores de ervas aromáticas como alecrim, de cor azul, o manjericão de cor branca.
O hibisco, rosa chinês, de cor vermelha, amarelo ou branco, sabor levemente adocicado que se presta bem a saladas.
Em muitas receitas os chefes usam flores, eles fazem geralmente só quando lugares seguros e em pratos muitos exóticos, que está levando em conta que não há pesticidas ou herbicidas utilizados nelas, geralmente os que são vendidos em lojas de flores e lojas flores decorativas vêm de viveiros em que são usados produtos químicos e é mais que provável que seja tóxico para o consumo humano.