O lado bom e ruim das gorduras
- Em: Bem-Estar
- Comentários desativados em O lado bom e ruim das gorduras
Em geral, as gorduras que consumimos na nossa dieta regular são muito importantes para as várias funções do nosso corpo, incluindo o consumo de energia, a síntese da hormona, a formação da membrana celular e o transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D , E, K). Agora, porque é que diz que algumas gorduras são saudáveis para a nossa saúde, enquanto outras são prejudiciais?
A resposta a esta pergunta tem a ver com os diferentes tipos de gordura existente, por isso é importante ser claro o que são, e reconhecer que alimentos estão presentes que devem ser consumidos regularmente e em que estamos a saltar.
Gorduras saturadas:
São geralmente sólidas à temperatura ambiente, e estão presentes na maioria dos produtos de origem animal (tais como carne e alguns produtos lácteos). Embora a gordura saturada é necessário para o bom funcionamento do nosso corpo, ela deve ser sempre moderado. E que, se consumidos em excesso, os ácidos graxos saturados aumento do nível de colesterol no sangue e reduz a capacidade do organismo para removê-lo. Assim, aumentando o risco de algumas doenças, especialmente de doenças cardiovasculares.
As gorduras insaturadas:
Elas são líquidas à temperatura ambiente e são encontrados principalmente em gorduras vegetais, tais como azeite e peixe. Uma dieta rica em gorduras estes reduz o risco de doença cardiovascular. Isto é porque o seu consumo habitual reduz os níveis de colesterol e triglicéridos no sangue, e também ajuda a regular os níveis de pressão sanguínea. Dentro deste grupo de gorduras saudáveis, existem duas categorias :
Gorduras monoinsaturadas: são azeite de oliva e óleo de canola, e também em oléico alimentos que contêm ácido, como amendoim e abacate. Essas gorduras saudáveis reduzem o colesterol total de diminuir o colesterol LDL, evitar a oxidação (principal razão pela qual essas partículas de colesterol adere aos vasos sanguíneos formando placas chamadas ou placa de ateroma) e aumento dos níveis de colesterol bom ou HDL, o que reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
As gorduras poliinsaturadas neste grupo são dois ácidos graxos essenciais: ácido linolênico (ômega 3) e linoléico (Ômega 6). Ambos devem ser fornecidas através da dieta alimentar, porque o corpo é incapaz de sintetizar a velocidade desejada. Um bom equilíbrio entre Omega 3 e Omega 6 diminui o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, alergias e alguns tipos de câncer. Este tipo de gorduras saudáveis estão presentes no óleo de girassol e de milho, soja, peixes (como a truta, sardinha, atum e salmão ), crustáceos e alimentos especificamente enriquecidos com ômega 3 e ômega 6.
Como devo comer gordura, e qual a quantidade?
De acordo com os achados por nutricionistas, a ingestão de gordura total não deve exceder o intervalo de 25 a 30% do total de calorias diárias, e destes, menos de 10% deve ser gorduras saturadas. No entanto, nas últimas décadas, a tendência mundial tem sido exatamente o oposto, ou seja, o consumo de gorduras pouco saudáveis, sofreu um aumento considerável, afetando os problemas de saúde da população (taxas mais elevadas de sobrepeso, obesidade e morbidade).
Em uma dieta saudável e equilibrada deve estar presente todos os grupos alimentares, mas principalmente frutas, vegetais, grãos e laticínios com pouca gordura. Agora, como os consumidores podem aprender sobre o tipo e a quantidade de gordura presentes nos produtos feitos? Muito simples: ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos e escolher aqueles que contêm gorduras saudáveis e benéficos para o nosso corpo.
O que são gorduras trans?
Trans chamadas gorduras hidrogenadas são formados durante o processamento industrial de óleos vegetais e são encontrados em margarinas e alguns alimentos processados. Seu uso não é recomendado, porque estes óleos vegetais passam comportar-se como as gorduras saturadas, aumentam os níveis de colesterol LDL (considerado nocivo) e diminuem o bom colesterol (HDL).