Infecção alimentar: Conheça os quatro alimentos mais comumente infectados!
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Infecção alimentar: Conheça os quatro alimentos mais comumente infectados!
Embora muitos não saibam mas ao longo da nossa vida, cerca de vinte toneladas de diversos produtos, mas também bactérias e outros patógenos são ingeridos. Quais são os riscos e, acima de tudo, quais são os alimentos mais comumente contaminados?
1 – Ostras
Esse exótico fruto do mar pode ser um risco alimentar, uma vez que geralmente são consumidos em sua forma crua. A maioria das ostras contaminadas por incrível que pareça são consumidas em restaurantes. Dois micróbios, conhecidos pelo nome de norovírus e vibrio, causam sérias doenças.
O organismo Vibrio é a mais perigosa dos dois. Ela está intimamente relacionado com a bactéria que causa a cólera, uma infecção intestinal aguda. As ostras podem estar contaminadas, por culpa da água que elas são cultivadas ou pelo manuseio incorreto.
Feijão verde cru
Os germes são cada vez mais populares em buffets de saladas e comida americana em geral. Estas sementes são germinadas geralmente em lugares quentes e úmidos. Infelizmente, as bactérias E. Coli e Salmonella prosperam no mesmo topo de ambiente.
3 – Batatas
Você pode pensar que este alimento, um dos produtos básicos da alimentação ocidental, não teria riscos porque ninguém se arriscaria a comer batatas cruas. Mas a questão da segurança alimentar se concentra aqui na salada de batatas.
As bactérias de Salmonella é o principal problema (tal como no caso dos ovos). Mais de 40% das contaminações alimentícias relacionadas a batatas vêm de restaurantes onde ocorreu a contaminação. A salmonella geralmente provoca cólicas e diarreia, mas também a insuficiência renal em casos graves.
4 – Queijo branco
A pasteurização do queijo garante seu consumo saudável, mas muitos queijos não são pasteurizados. As mulheres grávidas podem estar em risco se comerem queijos de pasta mole, como Camembert, pois eles podem estar infectados com Listeria.
A listeria é uma bactéria que é encontrada em muitos lugares (no solo, vegetais, água, etc). A listeria é muito difícil de se combater, até mesmo aos tratamentos de limpeza e desinfecção, e é capaz de sobreviver por muito tempo nas fábricas agro-alimentícias.
Especialistas estimam que as mulheres grávidas são 20 vezes mais propensas do que as outras pessoas de serem infectadas com a bactéria Listeria, e é a razão pela qual recomenda-se não comer queijos macios durante a gestação. Embora a infecção por Listeria pode ser leve na maioria das pessoas, ela também pode causar aborto em uma mulher grávida.
Estes são os alimentos mais comumente contaminados. Se você os consome, preste atenção ao seu modo de preparo, como cozinhar e se você tiver quaisquer efeitos secundários após os consumir.