Dieta: Por que contar calorias não faz sentido?

Dieta: Por que contar calorias não faz sentido?

Contar calorias ou não contar? Para muitas pessoas isso não é uma pergunta: simplesmente decidiram contar as calorias de tudo que ingere, sim ou sim. Tal é o caso de muitos esportistas, bailarinas e ginastas. Mas, se obtem algum benefício ou se trata de uma mera obssessão? Aqui iremos te mostrar alguns pontos sobre o assunto para que você mesmo tire suas conclusões.

o estresse

contar calorias 1

Ao contar as calorias dos alimentos que ingere, muitas pessoas tentam perder peso e não ganhar. Mas por mais que esse desejo se cumpra ou não, o que com certeza ganhará é o estresse. Você já tentou alguma vez? Achou prático apontar tudo o que come e calcular suas calorias? Não sei para você, mas no meu caso escrever tudo o que como é bastante incômodo e sinto que ganho mais culpa do que benefícios.

Por que? Como este tipo de controle resulta em algo contra-producente? É porque ao ler minhas anotações penso coisas como “realmente acabei de comer mais um item disso?”, “realmente são tantas calorias que eu consumi hoje?”. Me dei conta durante do tempo que fiz isso de que a conta frenética de calorias se tornou uma obsessão neurótica com as anotações do caderninho e com a balança.

Às vezes chega ser difícil lhes guiar para que cheguem as suas próprias conclusões, para os ajudar mais ativamente a relaxar um pouco, e desfrutar da vida de uma maneira melhor e a comer sem culpa. Mas não posso, cada um é dono de seus próprios processos e de seu tempo…

A falta de exatidão do método

contar calorias 2

Sabia que a maneira de determinar quantas calorias poderia ter cada alimento tem mais de 100 anos? Esse método consistia em queimar 100 gramas de cada comida e medir a quantidade de energia liberada pelo calor que produzia. Por isso não é equivalente a quantidade de calorias que o corpo absorve. Por que? Por exemplo, 100 gramas de nozes cruas não aportam as mesmas calorias ao organismo que 100 gramas de nozes cozidas, porque o corpo as digere de maneira diferente.

O que pode fazer?

Tudo o que está ao seu alcance é compreender isso e difundir estas questões para não cometer esses erros em sua dieta, em uma tentativa de comer de maneira equilibrada e saudável. Se ao menos uma pessoa se conscientizar desses maus hábitos e melhorar sua saúde, o esforço já será recompensado.

Este artigo te ajudou?
  • +6 curtiram
  • -3 não curtiram