Dicas de como diminuir o consumo do sal
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Dicas de como diminuir o consumo do sal
Sem dúvidas que o sal é um dos pilares da cozinha ocidental, e que esse mineral é utilizado desde muito tempo em nossa cultura. Mas, embora preferimos comer com sal, a verdade indiscutível é que o consumo diário que fazemos desse mineral teria de ser mínimo, ou de preferência ser eliminado por completo de nossa alimentação.
A razão é muito simples , já que o sal está associado ao aumento da pressão sanguínea e a hipertensão arterial, podendo impulsionar o crescimento de doenças nos rins, a retenção de líquidos, osteoporose ou cataratas, por isso é um dos principais alimentos a serem proibidos para pessoas diabéticas ou com problemas cardíacos.
Por isso hoje te trago uns conselhos para que possa diminuir o consumo do sal, até que reduza a quantidades mínimas, ou o elimine por completo de sua alimentação.
Como utilizar menos sal
Não é necessário você esperar que o médico restrinja o sal somente quando for detectado um problema de saúde como os que descrevi acima, e sim prevenir essas doenças mantendo uma dieta saudável e consumir menos sal.
Escolha comidas que naturalmente levam pouco sal
Tanto os alimentos naturais, como as frutas e verduras, assim como muits pratos preparados contêm muito pouco sal, e talvez te convêm optar por este tipo de comida e não aquela outra com grandes quantidades de sódio.
Substitua o sal com ervas e condimentos saudáveis
A grande dificuldade em reduzir ou eliminar o sal da dieta se deriva da “graça” que perde muitos alimentos sem ele, a tal ponto que remove todo atrativo e sabor frente ao consumidor. Mas para esse problema os condimentos e as especiarias trazem uma nova oportunidade de solucioná-lo. Só deve encontrar os sabores que te convençam a começar utilizá-los em suas comidas.
Um bom conselho é que utilize suco de limão , alho, pimenta e orégano. A partir daí, as possibilidades de saborizar seus pratos são variadíssimas.
Diminuir progressivamente as quantias de sal
E evidentemente, o que deve fazer em primeiro lugar quando quer deixar de consumir sal é reduzir todas as porções que adiciona em suas comidas, tendo como referência um máximo de 3 gramas de sal ao dia. E leve em conta que com isso não me refiro somente ao sal de mesa, mas também aquele que vem adicionado a muitos alimentos preparados. Por isso é aconselhável ler muito bem os quadros nutricionais e escolher aqueles produtos com menores níveis de sódio.
O potássio é a melhor opção
O cloreto de potássio também é um tipo de sal, mas não tem os efeitos nocivos do sal refinado. Embora que devo dizer que além de dar um sabor salgado as comidas, também aporta um toque amargo que não é do agrado de todas as pessoas.
Segundo certos estudos, o potássio é mais benéfico que o sal refinado, por isso é recomendável usar o cloreto de potássio na produção de alimentos. No entanto, também é perigoso o uso excessivo dessa substância. Como sempre o recomendável é buscar um equilíbrio, e por isso é melhor comer alimentos ricos em potássio para compensar o menor consumo de sal.