Sal vs Açúcar: Qual é o pior para a saúde?

Sal vs Açúcar: Qual é o pior para a saúde?

  • Em: Alimentação saudável
  • Comentários desativados em Sal vs Açúcar: Qual é o pior para a saúde?

sal e açucar capa

Se voltarmos a cerca de 200 anos atrás, podemos ver como eles mudaram nossos hábitos; para obter sal ou açúcar era um processo caro e, geralmente, o doce sabor estava na fruta ou excepcionalmente no mel; e o sal era usado para conservar os alimentos. Mas hoje, a exceção está nos alimentos que não contém açúcar ou sal. Como as coisas mudaram!

Sal vs Açúcar: O que é pior?

Estas duas substâncias estão ligadas as chamadas doenças modernas, como a obesidade, doenças cardíacas, hipertensão e até mesmo a TPM.

Cientistas asseguram que a frutose não responde à necessidade de satisfazer o apetite assim como os alimentos que contêm gordura, carboidratos ou proteínas; quando comemos certa quantidade de frutose é mandada uma mensagem ao cérebro que parar de comer como um sinal de que estamos satisfeitos.

O que acontece com o açúcar é que este sinal nunca vem, o que significa que poderíamos comer quantidades infinitas de açúcar; uma pesquisa feita nos Estados Unidos diz que uma pessoa consome cerca de 33 quilos de açúcar por ano.

É uma quantidade incrível que além de contribuir para a soma de calorias vazias nosso corpo, pode entupir as artérias e nos levar a condições tais como a diabetes tipo 2.

sal e açucar 1

O sal é pior do que o açúcar…

E está lá para todos gostos: tanto para aqueles que preferem os pastéis quanto paras os amante de batatas fritas.

De acordo com a mesma pesquisa, 90% da população tem tendência de sofre de pressão arterial elevada e cerca de 250.000 mulheres por mês sofrem da síndrome pré menstrual crônica que causa retenção de líquidos graças ao bendito sal.

Nós também somos incentivados a levar uma dieta cheia de alimentos processados carregados no açúcar e sal e, por exemplo, muitas pessoas comem cereal no café da manhã acreditando que eles estão se alimentando com um produto saudável, mas que contêm cerca de 25% de açúcar.

Mudança de hábitos

Há certas coisas que podemos fazer para reduzir o consumo de açúcar e sal; são substâncias que na verdade não precisamos, e se a maioria das pessoas deixarem de consumi-los o grande negócio que hoje gira em torno deles iria acabar.

Consumir vegetais frescos e frutas.
– Consumir carnes magras e cereais integrais.
– Não consumir açúcar ou qualquer coisa que o contenha, por exemplo, sucos industriais.
– Leia os rótulos: sal e açúcar estão presentes em alimentos que nem mesmo imaginamos como em nozes, molhos e cereais matinais.

Resumo

Tanto o sal quanto o açúcar se não forem consumidos de forma consciente podem causar sérios problemas a saúde. Não é necessário deixar de consumi-los, pois assim como tudo na vida trata-se de saber a quantidade que não fará mal a sua saúde. Quer saber formas de combater o aumento da pressão arterial? Veja esse post: Alimentação saudável e benéfica para as pessoas com hipertensão

Quanto menos sal e açúcar você consome, menos riscos você está correndo, ajudando assim a se manter sempre saudável e livre de doenças como a diabetes e a hipertensão. Você está pronto para este novo desafio?