Dicas de alimentação para um coração sempre forte
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Dicas de alimentação para um coração sempre forte
Seja porque você está se esforçando para a escolha de hábitos saudáveis que mantêm o seu coração sempre forte, como se por indicação clínica, e você se vê obrigado a mudar sua dieta para proteger o seu coração, existem pautas de alimentação que te ajudarão a ter uma saúde cardiovascular de ferro.
Não se esqueça que a prevenção é mais importante quando se trata de doenças do coração. Siga estas dicas para uma dieta saudável e coração perfeito.
Limitar a ingestão de gorduras e colesterol ruim
A coisa mais importante que você pode fazer para reduzir os níveis de colesterol ruim e, assim, reduzir as possibilidades de enfermidades coronárias é importante a redução de gorduras saturadas e gorduras trans. Tendo colesterol alto pode causar o acúmulo de placas nas artérias e aumenta o risco de ataques cardíacos. Evite consumir frituras, usando muito óleo, creme de leite e manteiga ao cozinhar, escolha carnes de gordura magra e alimentos com baixo teor de gordura em geral, assim como o leite desnatado.
Consumir proteína com pouca gordura
E quanto aos alimentos ricos em proteínas carnes, ovos, laticínios e legumes é importante escolher opções de baixo teor de gordura. Por exemplo, escolha frango sem pele, laticínios de baixo teor de gordura, carnes grelhadas em vez de fritas. Outras fontes de baixo teor de gordura de proteína são os peixes, frutos secos, legumes que não contém colesterol e a soja.
Coma mais frutas e legumes
Os alimentos de origem vegetal aportam além de várias vitaminas e minerais, muitas substâncias que ajudam a prevenir as doenças cardiovasculares. Além disso, o hábito de comer frutas e vegetais fará a pessoa se conscientizar de sua dieta e a ajudará a evitar o consumo de outros alimentos ricos em gordura, como carnes, queijos e salgadinhos fritos.
Escolha cereais integrais
Grãos integrais desempenham um papel fundamental na regulação da pressão arterial e da saúde cardiovascular. Basta substituir os alimentos com base na sua versão comum pela integral como cereais, pães, arroz, biscoitos, farinha e massas.
Reduza a ingestão de sódio
A alta ingestão de sódio aumenta a pressão arterial, um importante fator de risco para doença cardíaca. O único hábito de redução do sódio consumido é um ato de grande prevenção. Escolha alimentos pobres em sódio, reduza a quantidade de sal que você colocar em seus alimentos e substitua o sal por temperos saudáveis, evite alimentos como sopas instantâneas com sal e evite também levar o saleiro à mesa.
O controle da porção
Além da mudança de hábitos em relação aos alimentos que deve comer e quais evitar, é importante incorporar a noção de controle de porções. Comer mais automaticamente aumentará os seus níveis de colesterol e de gordura ingerida.
Planeje as suas refeições
Quando você cria menus semanais planejando as refeições com antecedência, você consegue comer alimentos saudáveis e evita consumir qualquer coisa por “não saber o que comer”. Tome um momento a cada semana para planejar suas refeições com consciência, faça as compras saudáveis necessárias para a semana e siga o seu plano de acordo com as diretrizes e assim cuidar de sua saúde cardiovascular.