Alimentos funcionais para tratar ou prevenir a dislipidemia

Alimentos funcionais para tratar ou prevenir a dislipidemia

Alimentos funcionais para tratar ou prevenir a dislipidemia

As dislipidemias constituem a alteração dos lípidos no sangue e podem ser representados por um aumento nos níveis de LDL ou mau colesterol no sangue, bem como um aumento dos triglicéridos ou diminuição do HDL ou colesterol bom, ou uma combinação de qualquer uma destas condições. Para tratar ou prevenir a dislipidemia, vamos mostrar alguns alimentos funcionais, devido aos seus componentes podem ser de grande ajuda.

Se você sabe que tem alguma dislipidemia, talvez o colesterol ou triglicéridos elevados no sangue ou níveis baixos de colesterol bom ou HDL os seguintes componentes e alimentos funcionais pode ser uma grande ajuda para incluir em sua dieta:

Alimentos com fito esteróis: Os esteróis e etanóis vegetais que atualmente pode ser encontrado em alimentos industriais fortificados, pode ajudar a diminuir o colesterol e melhorar o perfil lipídico. Atualmente são iogurtes e leites e margarinas com esteróis vegetais que reduzem o colesterol, porque eles têm esses compostos adicionados.

Alimentos com Omega 3: Alguns alimentos em sua composição natural, possuem este tipo de ácido graxo que ajuda a reduzir o triglicérides e colesterol ruim e aumentar o colesterol bom ou HDL. Os alimentos que contêm ômega 3, encontramos, peixe azul, óleos vegetais, sementes, ovos ou leite ao qual é adicionado industrialmente.

Alimentos com beta-glucana: Beta-glucanas são os componentes ativos da fibra solúvel que pode ser encontrada naturalmente em aveia, cevada, maçãs, peras e legumes, cenouras e ajuda a reduzir o colesterol e triglicérides, para isso, não pode deixar de ter estes alimentos na dieta que querem prevenir ou reverter a dislipidemia.

Alimentos com inulina: São encontradas naturalmente no alcachofras, chicória e banana, mas também encontradas em farinhas e leites que são fortificados com inulina, um tipo de fibra que impede a absorção de colesterol e de lípidos e reduzem os triglicéridos do sangue.

Como podemos ver, existem vários alimentos funcionais incluídos em uma dieta saudável, sem grandes quantidades de gordura saturada, gordura trans e colesterol e sem excesso de açúcares simples, podem ajudar a prevenir ou tratar a dislipidemia.

Este artigo te ajudou?
  • +1 curtiram
  • 0 não curtiram