4 efeitos secundários do suco de limão que você não sabia
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em 4 efeitos secundários do suco de limão que você não sabia
Não há dúvida de que o suco de limão é uma das melhores bebidas que a natureza oferece. É saboroso e sacia a sede de cada vez. Mas, por mais benéfico que seja, também tem alguns efeitos colaterais que podem prejudicar a sua saúde.
As cáries
As bactérias naturais florescem na boca formando uma placa. Quando não há uma boa higiene bucal, ou escovação nos dentes depois de beber ou comer alguma coisa, a placa se acumula e cria cavidades nos dentes. Comer algo que pode ser prejudicial para o esmalte pode causar cáries.
O sumo de limão é rico em ácido cítrico. Isto pode provocar a decomposição do esmalte do dente. O elevado teor de ácido no sumo de limão pode dissolver o esmalte. Quando esta deterioração progride na dentina, você pode começar a sentir sensibilidade e dor nos dentes.
Outras consequências do consumo do sumo de limão em grandes quantidades referem-se à perda de tecido dental, sobre os dentes manchados e, em alguns casos extremos, a cárie dentária.
As úlceras estomacais
AS úlceras estomacais, também conhecidas como úlceras pépticas, são extremamente dolorosas, e são encontradas na mucosa do estômago ou intestino delgado. As úlceras do estômago ocorrem quando o revestimento do interior do estômago estão enfraquecidos.
Aumento do ácido (ácido cítrico + ácido produzido no estômago) pode irritar o estômago e causar úlceras. Os sintomas incluem dor de estômago, inchaço, vômitos e perda de peso inexplicável.
Problemas durante a gravidez
A gravidez é um momento importante e delicado para qualquer mulher. Tendo em conta que o consumo excessivo de suco de limão pode afetar o estômago, isto pode afetar diretamente o bebê no útero da mãe.
Até mesmo as chances de doenças transmitidas por alimentos aumentam os riscos durante a gravidez. Beber suco de limão não pasteurizado pode ser prejudicial e afetar diretamente o bebê.
O sistema imunológico é consideravelmente mais fraco durante a gravidez. Devido a essa deficiência, as mulheres são mais propensas a sofrer de acidez estomacal, assim como certas enfermidades provocadas pela comida (como a salmonela e E. coli) transmitido durante o tempo de doenças na gravidez.
O excesso de consumo de suco de limão durante a gravidez pode causar dores de estômago, indigestão e até mesmo diarreia.
Problemas nos rins
Mesmo que ajude a tratar problemas de pedras nos rins, portadores de doenças renais não devem consumir o suco de limão em excesso, pois podem agravar os danos nos rins.
As frutas cítricas geralmente contêm altos níveis de potássio. Isso poderia ser ruim para as pessoas com doença renal. Os rins doentes não são capazes de manter o equilíbrio de eletrólitos. Isto conduz a níveis anormais de potássio, de sódio e de fósforo. Os sintomas incluem ritmo cardíaco anormal, fraqueza e diminuição da frequência cardíaca.
Você sabia que algo tão comum como suco de limão pode ter efeitos secundários para a sua saúde? Agora que você conhece, você tem a capacidade de escolher o quanto beber desta deliciosa bebida refrescante.