Veja a relação entre alguns alimentos e a perda de peso
- Em: Dieta
- 0 comentário
Junto de certa idade, nós damos boas vindas ao nosso metabolismo lento, emagrecer se torna um desafio mais complexo e já não podemos nos dar a liberdade de colocar em nossa boca tudo que nos dá vontade.
Mas nem tudo está perdido: estudos demonstraram que se realizar uma mudança de hábitos na alimentação, perder peso não deve ser tão complicado em qualquer idade…
Do que se trata?
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition observou que os hábitos alimentares de 12.000 pessoas durante 16 anos e concluiu que aqueles que consumiam comidas com alto índice glicêmico (amidos, açúcares e farinhas refinadas) engordaram com maior facilidade do que aqueles que comiam alimentos com baixo índice glicêmico (frutos secos, lácteos e algumas frutas e vegetais).
Ao mesmo tempo, outro estudo confirmou que se há uma diminuição no índice glicêmico, é mais fácil para perder peso.
Informação de muita ajuda
O mais interessane desse estudo é que se falou de outros elementos chave da rotina das pessoas estudadas que também marcaram diferença e garantiram uma maior efetividade para emagrecer. Preste atenção:
– Aqueles que consumiram mais iogurte, pescado e frango (sem pele) foram os que perderam mais peso. Dito isso, na medida em que recorreram a esses alimentos com mais frequência, maior era a facilidade para preservar seu peso
– Outro dado interessante é que não se encontraram diferenças entre as pessoas que consomem alimentos pobres em gorduras e as que optaram pelas suas versões regulares.
– As dietas que possuíam carne vermelha e alimentos processados se associaram com um aumento de peso, especialmente se a carne vermelha fosse acompanhada de carboidratos simples. Mas se consumidas com alimentos de baixo índice glicêmico (vegetais), estes favoreciam a perda de peso.
– Por último, o consumo de lácteos ou ovos junto com alimentos de alto índice glicêmico se associou ao aumento de peso, enquanto que o consumo do mesmo combinado com alimentos de baixo glicêmico permitiu, pelo contrário a perda de peso.
Então…
Os investigadores concluíram que a melhor dieta para perder peso em quase todas as pessoas é uma que seja rica em proteínas, especialmente do pescado, frutos secos e iogurte. Esses alimentos não só ajudam a emagrecer, mas também contribui para manutenção do peso saudável. Assim mesmo é fundamental reduzir o consumo de açúcares e farinhas refinadas.
Se tirar um tempo para incluir esses tipos de alimentos recomendados, poderá perder peso com maior facilidade e mante-lo não será uma tarefa torturante. E sempre lembre-se: não busque coisas de curto prazo, tente pensar em definir os objetivos claros e estar disposta a repensar certos hábitos por outros mais saudáveis de forma permanente.