Dieta dissociada
- Em: Dieta
- Comentários desativados em Dieta dissociada
A dieta dissociada foi muita na moda há anos, mas não acho que é uma dieta moderna já que entre 1900 e 1920, ou seja, um século atrás, teve uma grande expansão.
O que é a dieta dissociada?
A dieta dissociada é baseada em tomar juntos alimentos que tenham carboidratos e alimentos com proteínas.
Em princípio, isso é impossível, porque existem alimentos que têm em suas composições carboidratos e proteínas, tais como: pão, normalmente considerado um alimento rico em carboidratos, mas as tabelas de composição de alimentos reais indicam que 100 gramas de pão branco contêm 58 gramas de carboidratos e de 7,8 gramas de proteína. Isso por si só comida comum tem carboidratos e proteínas e, portanto, não podem ser dissociadas.
Outro exemplo contra esta teoria poderia ser o leite, que é classificado como um alimento de proteína, mas mais uma vez a tabela de composição alimentar indica que cerca de 100 gramas de leite tem 3,3 gramas de proteína e 5 gramas de carboidratos sob a forma lactose. Olha, uma proteína de o alimento considerado ter mais carboidratos do que proteína.
A dieta dissociada, que nunca deve ser misturado na mesma refeição carboidratos e proteínas, fazem que os alimentos que comemos sejam menos apetitosos. O que você mais gosta de comer? Arroz com ovos cozidos? Bife com batatas fritas?
Em si, esta dieta não é muito perigosa, porque se você só comer a médio dia proteínas e à noite carboidratos, naquele dia, o corpo pode receber a quantidade adequada de carboidratos, proteínas e gorduras. Agora essa dieta se torna bem perigosa se nós adicionamos mais um componente, como fazer muito pobre em energia ou remover a maior parte de carboidratos, que se tornaria cetogênica.
Quando as coisas se levam os extremos de loucura na dissociação se caem em dietas realmente perigosas, tais como as propostas de comer todos os dias da semana um tipo de alimento, por exemplo:
Segunda-feira: Carne
Terça-feira: Verdura
Quarta-feira: Frutas
Quintas-feira: Peixe
Sexta-feira: ovos
Sábado: Pão
Domingo: Frios
Vamos explicar mais detalhadamente como é uma dieta dissociada, veja o exemplo abaixo?
Segunda-feira: Carne. A pessoa que se submete esta dieta só come frango, um quilo, que é de cerca de 1200 calorias. Normalmente há um quilo de frango um dia sem acompanhar comer outros alimentos. No entanto, esta não é a dieta de calorias e também das suas proteínas são usadas para a produção de glicose.
Terça-feira: Vegetais. Um quilo de alface e dois quilos de tomates. Um quilo de alface tem 160 calorias e 2 quilos de tomate tem 400 calorias, então, naquele dia, o total de calorias que você tirou da pessoa é de 560. Vemos que é uma dieta muito baixa em caloria também contém proteínas, com o risco que isso significa.
Quarta-feira: Frutas. Se você pegar um quilo de maçãs e um quilo de laranjas, vai se alimentar com 1000 calorias por dia. Uma dieta hipocalórica com praticamente nenhuma proteína ou gordura.
Quinta-feira: Peixe. Se você pegar um quilo de peixe vai comer 800 calorias. Você irá comer proteína, mas não carboidratos.
Sexta-feira: Ovos. Cada ovo tem 85 calorias. Se uma pessoa leva 10 ovos no dia 850 calorias adicionais e também não vai tomar carboidratos. Em seguida, há uma dieta de baixo teor calórico que promove a formação de acetona.
Vemos, então como é que as dietas não fazem sentido, porque no final, o que fazemos é tomar menos calorias e também a proporção de carboidratos, gorduras e proteínas é totalmente incorreto e, portanto, saudável.
Como você pode ver qualquer um pode inventar uma dieta dissociada que a cada dia a quantidade a ser um ou dois alimentos diferentes que você coma.