A desidratação diminui a concentração e a memória
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em A desidratação diminui a concentração e a memória
O período de provas é um momento de grande esforço intelectual e exige que estejamos em um estado ideal, tanto físico como mental. Mas o estresse, a ansiedade e as poucas horas dormidas fazem que a maioria dos estudantes negligenciem a sua alimentação e, principalmente, a hidratação.
Um fato que a maioria dos estudantes não sabe é que a hidratação afeta o desempenho mental. Isso significa que não beber a quantidade necessária de líquidos diminui sua capacidade de memória a curto prazo, habilidades aritméticas, concentração, capacidade visual, etc. Além disso, a desidratação causa fadiga, dores de cabeça, dificuldades de concentração, e mal-estar geral, os sintomas também prejudicam as funções mentais. “Estudos mostram que se a hidratação é insuficiente, como é o caso, em qualquer outra célula no corpo, também afeta a função do cérebro e piora o desempenho cognitivo em funções de atenção, repetição, matemática, etc”, explica a Dra. Carmen Gómez Candela, Chefe da Unidade de Nutrição Clínica e Dietética do Hospital La Paz, em Madrid.
Especialistas geralmente recomendam tomar entre 2 e 2,5 litros diários de diferentes bebidas. Em épocas de um grande esforço intelectual, como é o caso de provas, devemos manter uma boa hidratação que permita desenvolver as capacidades mentais necessárias para manter um nível bom de glicose, a energia do cérebro. As bebidas que contenham açúcares desempenham um papel importante no aporte de glicose que auxiliam a mente, já que a manutenção de níveis dessa substância melhora diferentes aspectos, tais como a capacidade de reação, de memória ou o rendimento mental.