Compulsão alimentar periódica: O que é e suas causas
- Em: Bem-Estar
- Comentários desativados em Compulsão alimentar periódica: O que é e suas causas
Hoje no Alimentos Saudáveis vamos falar de um tipo diferente de de transtorno alimentar, que é chamada de compulsão alimentar periódica.
A forma mais incontrolável de compulsão alimentar é denominada em inglês de ‘binge eating’ mas devido a sua difícil tradução para o português da palavra binge iremos trata-la apenas como binge. Do que se trata esse transtorno alimentar? Ele é definido como um acontecimento em que a pessoa ingere uma enorme quantidade de alimentos em um pequeno espaço de tempo, perdendo o controle sobre o ato de comer.
Depois desse acontecimento, a pessoa tende a se sentir triste e arrependida. Em alguns casos mais extremos a pessoa que sofre com esse transtorno chega a ingerir em um único episódio mais de 10.000 calorias, e com alimentos nem tanto apetitosos, por exemplo, em um acontecimento desses pode ocorrer da pessoa consumir grandes quantidades de feijão gelado e fazer uma mistura absurda com leite condensado! Isso apenas para você ter uma ideia do nível de descontrole que está associado com a compulsão alimentar periódica.
Diversos fatores podem ser indicados como causa da binge. Um exemplo do que pode desencadear um episódio do transtorno alimentar é a angústia de estar passando por uma rigorosa dieta e acabar não resistindo àquela deliciosa guloseima na geladeira.
um exemplo de que fatores físicos também podem causar um episódio compulsivo é a serotonina, que é o hormônio responsável pelo sentimento de prazer, e o principal estímulo natural para a produção desta substância no cérebro é a ingestão de carboidratos (arroz, pão, frutas).
Se nos privarmos deste carboidrato por longos períodos de tempo, a serotonina diminui. Quando a diminuição desse hormônio atinge níveis críticos, sendo um dos mais importantes freios do ato de ingerir alimentos, abre-se a porta para a compulsão.
Já é muito comum essa história de pessoas que com o anseio de emagrecer passam o dia todo comendo quase nada, pulando refeições ao longo do dia. O cenário perfeito está montado para uma binge que no geral acontece no inicio da noite. Esse exemplo de como a compulsão alimentar periódica pode ser causada mostram a importância de manter uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de carboidratos, mesmo em uma dieta para emagrecimento.
Se o problema passar despercebido pelo médico ou nutricionista que vão tratar o paciente, ele não receberá um tratamento adequado e o resultado disso pode ser alarmante.
Em breve iremos continuar com mais informações sobre a compulsão alimentar periódica, siga acompanhando o Alimentos Saudáveis e curta nossa página no facebook para se manter sempre por dentro de nossas notícias.