Comer insetos para combater a desnutrição
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Comer insetos para combater a desnutrição
Pode ser uma coisa de louco, mais comer insetos pode ajudar a combater a desnutrição! Na verdade, não é uma prática tão rara, uma vez que em muitas partes do mundo fazem de uma maneira cotidiana. Além disso, a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) recomenda comer insetos como uma boa medida para combater a desnutrição.
Grilos, formigas, gafanhotos, lagartas, vermes, … por que não? Na verdade, é tudo sobre o hábito. Por exemplo, em países como a Colômbia, certos tipos de formigas são consideradas uma iguaria, e é pago preços bem altos. Além disso, há celebridades como Salma Hayek ou Angelina Jolie, que incorporam essa iguaria na dieta de vez em quando fazendo dos insetos como um delicioso petisco.
A verdade é que os insetos são uma importante fonte de nutrição para o corpo, uma vez que são proteína pura, por isso não engorda praticamente nada. A quantidade de proteínas que contêm os insetos supera, em alguns casos, para o peixe ou carne. Além disso, os insetos também têm carboidratos, minerais ou vitaminas.
Assim, a FAO pretende introduzir insetos como sistema de alimentação ideal para combater a desnutrição no mundo.
De qualquer forma, parece que a necessidade de incluir insetos na comida é uma questão de hábito, que é geralmente associada com a tradição cultural (na Espanha, por exemplo, o consumo de caracóis é normal). Assim, em países da Ásia ou da África, todos os dias se devoram todos os tipos de insetos, o que no Ocidente não é muito bem visto.
Por exemplo, na Espanha, o consumo de insetos não é regulamentada, e sua aplicação como alimento seria renunciada como um aperitivo. Enquanto na maior parte do mundo os insetos são um alimento comum, sendo uma importante fonte de nutrição.