Benefícios do arroz preto
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Benefícios do arroz preto
Muito consumido na China, o arroz preto está ganhando espaço também no Brasil e seus benefícios são maiores do que os benefícios do arroz integral.
Ele ficou conhecido como “alimento proibido” pois somente o imperador podia comê-lo. E quando chegou ao Brasil, esse arroz passou a ser estudado e seus benefícios começaram a ser descobertos.
Benefícios do arroz preto
Esse arroz possui um cheiro parecido com o da castanha e tem um sabor marcante, ele é muito melhor do que o arroz tradicional, por que tem 25 % a mais de proteínas e 40% a mais de fibras que o arroz comum. Além disso, ele possui 10 vezes mais antioxidantes.
Ele é rico em antocianinas, que são ótimas para o coração. O arroz preto também evita problemas como alergias respiratórias como a asma e a rinite.
Rico em fibras, proteínas e antioxidantes, pobre em calorias, o arroz preto é um aliado de peso contra a obesidade e é bom para regular o funcionamento do intestino.
As fibras insolúveis encontradas nesse arroz regula os níveis de colesterol, evita a diabetes e regula a liberação de açúcar no sangue.
Receitas com arroz preto
Maionese com arroz preto
Ingredientes:
100 gramas de arroz preto
100 gramas de batata cozida picada
100 gramas de cenoura cozida picada
100 gramas de maionese
02 colheres de sopa de salsinha bem picada
suco de 1 limão
sal e pimenta do reino á gosto
Modo de preparo
Em um escorredor lave o arroz já cozido e misture com os outros ingredientes.
Reserve um pouco do arroz para decoração.
Para este prato usamos também lâminas de manga para a decoração.
Caldo de arroz preto
Ingredientes
100 gramas de arroz preto
50 gramas de cebola em cubos
1 xícara de chá de azeite
1 xícara de café de alho
Sal a gosto
Suco de 1 limão
Meio tablete de caldo de galinha
Modo de preparo
Deixe dourar no azeite o alho e a cebola. Em seguida refogue o arroz com caldo de galinha ou legumes e o sal. Coloque 600 ml. de água e deixe cozinhar. Bater no liquidificador, coar e levar ao fogo novamente com limão até formar um caldo. Sirva com torradas e pães gratinados com parmesão.