Aveia: Por que e como incluir em uma dieta saudável

Aveia: Por que e como incluir em uma dieta saudável

  • Em: Alimentação saudável
  • Comentários desativados em Aveia: Por que e como incluir em uma dieta saudável

Aveia: Por que e como incluir em uma dieta saudável

Dentro da ampla gama de cereais que têm de incluir nos pratos, farinha de aveia é conhecida por seu alto teor de fibra, as suas boas gorduras e micronutrientes, em grandes quantidades. Então, hoje nós iremos rever suas propriedades e dizer-lhe porquê e como incluir em uma dieta saudável.

As propriedades de aveia

A aveia, como todo cereal é um alimento rico em carboidratos, mas também, neste caso em particular, encontramos uma alta proporção de proteínas, fibras e gorduras insaturadas, que não pode ser desperdiçada.

Fornece apenas 95 calorias por porção e é uma fonte de vitaminas e minerais valiosos que nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Por exemplo, é responsável por uma proporção elevada de cálcio, potássio, magnésio, ferro e fósforo e também fornece as vitaminas B em grandes quantidades.

Para completar, a aveia tem para oferecer poderosos antioxidantes, como a vitamina E ou selênio e fonte natural de probióticos que ajudam a cuidar da flora intestinal.

Um dos cereais com mais fibra, já que tem cerca de 10 gramas por 100 gramas e suas gorduras monoinsaturadas, estande e ácidos graxos poliinsaturados que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol em nosso corpo.

Como podemos ver, a aveia é cheia de bons atributos que não podem deixar de aproveitar em nossa dieta.

Por que incluir aveia em sua dieta diária

Se você não é celíaca e tolera o glúten, a aveia é um cereal que pode fornecer benefícios valiosos, incluindo, pode promover a saúde cardiovascular, melhorando o perfil lipídico no corpo devido às suas boas gorduras e também pode ajudar a controlar peso do corpo para o seu alto teor de fibras e alto poder saciante.

Por outro lado, é ideal para pessoas com diabetes ou cereal resistência à insulina, pois seu alto teor de fibra foi lentamente absorvido e agudamente aumenta a glicose no sangue no corpo.

Seus minerais e vitaminas cuidam do sistema nervoso e muscular, de modo que é um cereal valioso para os atletas, e também é um grande aliado do trânsito intestinal correto e ajuda a prevenir ou reverter a constipação.

Pode muito bem ser incluídos em uma dieta para perder peso, uma vez que proporciona alto volume, baixo teor calórico por porção e bons nutrientes para o corpo.

Finalmente, não podemos deixar de dizer que as suas defesas antioxidantes e probióticos cuida do nosso corpo e nos ajuda a prevenir todos os tipos de doenças, bem como para preservar o bom funcionamento do corpo.

Por todas estas razões que você pode incluir a aveia na sua dieta habitual e não perder seus benefícios.

Aveia: Por que e como incluir em uma dieta saudável

As melhores alternativas para consumir aveia

A aveia é um grão versátil que pode ser usado não só em preparações doce, mas também em pratos salgados, tais como hambúrgueres ou massa para formar uma crosta crocante na carne.

Algumas das melhores maneiras de consumir aveia são:

Como parte de uma panela onde podemos reduzir o índice glicêmico e aumentar o poder saciante de preparação ou como ingrediente em alguns bolos ou biscoitos, para alcançar alguns doces mais saudáveis.

Junto com frutas frescas e um muesli Bricher suíço, que permite aproveitar melhor os seus minerais e vitaminas, porque o ácido da fruta promove a absorção em nosso corpo.

Para confeitaria saudável, como um trufas de aveia e chocolate ou pequenas barras de aveia e amêndoas, que podem perfeitamente substituir doces comerciais.

Substituindo farinha de rosca, como parte de um hambúrguer ou carne à milanesa, peixe e legumes, o que vai acrescentar muita fibra para receitas.

Como podemos ver, existem várias opções para cozinhar com farinha de aveia e fazer nutritiva, saborosa e boa textura usando esses pratos à base de cereais.

Você pode incluir no café do manhã, como um lanche, almoço, sobremesa ou como parte de um lanche saudável para comer entre as refeições.

Embora não seja um cereal adequado para celíacos, que têm intolerância ao glúten podem se beneficiar muito de inclusão na dieta.