Anticoagulantes naturais: Tudo o que você precisa saber sobre
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Anticoagulantes naturais: Tudo o que você precisa saber sobre
Muitas pessoas, por vários problemas médicos, precisam consumir medicamentos anticoagulantes como a varfarina. Todos aqueles que tomam estes medicamentos ou tem um colega que consome saberá a quantidade de efeitos colaterais negativos e problemas de interações medicamentosas com anticoagulantes. Por esta razão, é importante saber o que são os anticoagulantes naturais e como usá-los.
O Que são os anticoagulantes naturais?
O sangue flui através das veias facilmente, no entanto, se ocorre a ruptura dos vasos sanguíneos, isso gera a formação de coágulos de sangue para parar a hemorragia. Uma vez iniciado o processo, os anticoagulantes naturais atuam para que a coagulação seja limitada à área da lesão e não se estenda para formar obstruções no fluxo sanguíneo. Se o equilíbrio entre os dois não for levado a sério, pode ter o risco de gerar uma hemorragia.
O mais importante anticoagulantes naturais são a proteína C, proteína S e antitrombina.
Por que os coágulos de sangue se formam?
Algumas pessoas são mais propensas a formação de coágulos sanguíneos que outras. Isto pode ser devido a genética ou em casos particulares (câncer, gravidez, drogas e terapias hormonais, deficiência de vitamina K).
A quem se deve administrar anticoagulantes?
A pessoa com deficiência de seus anticoagulantes naturais, pessoas em risco de sofrer um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou aneurisma. Eles podem até mesmo ser usado em caso de varizes, arritmias e distúrbios tromboembólicos.
Comidas anticoagulantes
A vitamina K tem um papel importante na coagulação do sangue, por isso, devemos procurar bloqueadores desta vitamina. Alimentos ricos em salicilatos -A Substância da aspirina-, como as ameixas, cerejas, amoras, uvas, morangos, mel, vinho, cidra e frutos secos nos ajudam no bloqueio.
O ferro pode ajudar a prevenir a coagulação: pessoas que sofrem de anemia por deficiência de ferro têm altos níveis de vitamina K, um poderoso coagulante.
Os ácidos graxos ômega-3, também são benéficos para “emagrecer” o sangue. Conhecido por baixar o colesterol, também nos ajuda a ficar menos propensos a formar coágulos. Salmão, truta ou cavala, são alguns dos peixes que contêm ômega-3.
Os alimentos ricos em vitamina E, antagonista da vitamina K, ajuda a diluir o sangue. No entanto, alimentos ricos em vitamina E e K, ao mesmo tempo, -como brócolis e espinafre- não produzem nenhum efeito.
Também os alimentos com propriedades antibióticas naturais nos ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Alho e cebola são boas opções anticoagulantes naturais, porque eles têm propriedades antibacterianas naturais que matam as bactérias intestinais que produzem a vitamina K.
Não devemos esquecer que antes de consumir qualquer erva ou alimento em particular, devemos consultar o nosso médico para ver se este é realmente adequado para a nossa doença. Você conhece algum outro anticoagulante natural? Nos conte.