Alimentos que estimulam o sistema imunológico
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Alimentos que estimulam o sistema imunológico
Uma dieta equilibrada não só nos ajuda a manter a saúde, mas também a proteger o nosso sistema imunológico. Estudos mostram que, se comemos bem, ficamos menos doentes e diminuímos a possibilidade de contrairmos doenças intestinais ou respiratórias por vírus ou bactérias. Na verdade, o ramo da imunonutrição é dedicado a estudar como alimentos influenciam as defesas do corpo. Conheça alguns alimentos e seus nutrientes básicos que não devem faltar para manter o corpo saudável:
1. Sopa
Tem vitaminas e proteínas necessárias para enfrentar os problemas respiratórios como congestão nasal. Por outro lado, tem um efeito anti-inflamatório, além é claro, de seu ótimo gosto.
2. Cítricos
A laranja, por exemplo, contém vitamina C, um antioxidante que ajuda a reduzir os sintomas do resfriado. Possui um excelente sabor, é adequada para o consumo em gomos ou suco. Outras frutas que tem este componente são mamão e tangerina.
3. Gengibre
Esta raiz é ótima no tempo frio. Adicionado ao chá quente, servido para suprimir a tosse e aliviar a dor de garganta. Por sua vez, reduz a febre e tem as propriedades de um sedativo suave que alivia a dor através do relaxamento do corpo. Ele pode também oferecer muita energia se for adicionado a sucos. Mas cuidado com a quantidade, porque o seu sabor é muito forte.
4. Iogurte
Estudos mostram que beber um copo diário de iogurte de baixo teor de gordura e calorias, reduz o risco de gripe ou resfriados. Isto é porque o alimento tem a bactéria Lactobacillus reuteri, que bloqueia a propagação de vírus que atacam o organismo. Apesar de ser consumindo puro, este produto em seu sabor natural é muito versátil para a inclusão em outras receitas, tanto doces e salgados.
5. Chá
Não é a toa que é a bebida favorita na Inglaterra, um país que suporta baixas temperaturas. É que o chá não só ajuda a descongestionar o nariz, mas também mantém o corpo hidratado. Uma xícara está associada a uma boa saúde e bem-estar.
6. Alho
Este alimento, além de ser bom para o coração, tem um grande número de antissépticos que ajudam a abrir as cavidades nasais. Nos mercados de orgânicos já é possível obter alho negro, uma variante sem o sabor forte tradicional. Este produto é referência no combate a diabetes, hipertensão e colesterol alto, fatores de risco para doenças cardiovasculares.
7. Cogumelos
Eles são o alimento perfeito, pois aumentam a produção de citocinas, que são células que ajudam a combater infecções respiratórias. Além disso, este produto utilizado tanto na cozinha italiana como na oriental, contém polissacáridos, que são compostos que melhoram as defesas corporais.
8. Carne vermelha magra
Este alimento contém ferro e zinco, dois nutrientes que ajudam a proteger o organismo contra processos infecciosos causados por vírus, bactérias e parasitas. A carne também tem o antioxidante selênio, que defende e repara células do sistema imunológico.
9. Legumes
Assim como a carne, legumes e grãos como feijões, ervilhas e lentilhas são ricos em ferro e zinco, o que melhora o sistema imunológico. Além disso, estes alimentos têm outras vantagens, pois tem a vitamina B6, o que ajuda a produzir as células brancas do sangue, cuja função é a de combater a infecção.
10. Abóbora
Este alimento utilizado em sopas, guisados e purês é rica em beta-caroteno, uma substância que o corpo converte em vitamina A, que ajuda a gerar glóbulos brancos para combater infecções. Os efeitos protetores da abóbora estão tanto na polpa como nas sementes.
11. Salmão
Este peixes marinho é rico em vitamina D, um nutriente que nossas defesas necessitam matar vírus e bactérias que podem causar infecções. Ele também contém ômega 3 que é bom para o colesterol. Os especialistas recomendam comer peixe pelo menos duas vezes por semana.
12. Azeite de oliva
É conhecido como “ouro líquido” por suas excelentes propriedades. Além de fortalecer o sistema imunológico, reduz o colesterol ruim (LDL) sem afetar o bom (HDL), previne a osteoporose e seus antioxidantes funcionam contra a aterosclerose. Por sua vez, estudos provam que seus ácidos protegem contra o câncer de mama e seus polifenóis são úteis para retardar o Alzheimer.
13. Queijo
Tal como o iogurte ou outros produtos à base de leite fermentado, suas bactérias melhoram o sistema imunológico e regularizam o trato intestinal, pois fornecem probióticos, que são micro organismos vivos que ajudam a prevenir a diarreia por vírus e bactérias.
14. Cereais
Eles são vitais para qualquer plano de dieta, porque contêm os nutrientes básicos que são de extrema necessidade, se você quiser evitar doenças. Eles fornecem minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro, vitaminas B, E e, no caso do milho, também A. Ricos em fibras, por sua vez, ajudam a melhorar o trato intestinal. Nutricionistas recomendam frequentemente integrá-los na dieta.
15. Brócolis
Estudos científicos mostram que tanto o brócolis e outros vegetais crucíferos, como couve-flor e repolho, reduzem as chances de contrair certos tipos de câncer, como de próstata, mama e pulmão. Esta propriedade se deve ao indol-3-carbinol e ao sulforafano que esse vegetal possui e que são substâncias antioxidantes.
Outros estudos recomendam à pacientes com fibromialgia ou infectados pelo vírus do papiloma humano (HPV).