A má hidratação afeta o cérebro

A má hidratação afeta o cérebro

Por diversas vezes temos falado sobre a importância de consumir água suficiente para hidratar o nosso corpo. Mas porquê? Quais são as desvantagens de não hidratar adequadamente seu corpo?

Especialistas em saúde e nutrição deixam claro: uma hidratação inadequada pode ter consequências muito negativas em nosso coração e no cérebro. Estas conclusões foram feitas em um simpósio realizado em Granada, durante o Congresso XXXVII da Sociedade Espanhola de Ciências Fisiológicas (SECF).

Efeitos de uma má hidratação

Os especialistas concordam que a má hidratação pode ter consequências negativas para a saúde física e bem-estar, como cansaço, falta de concentração e até mesmo sonolência.

Surpreendentemente, apenas 2% de desidratação pode afetar nossa saúde e desempenho. A falta de hidratação está relacionada com uma diminuição do fluxo sanguíneo a certas áreas do cérebro, o que por sua vez causa fadiga e sonolência.

Os especialistas também concordam que não ter água suficiente para hidratar o nosso corpo também pode afetar o coração, limitando algumas das nossas funções cardiovasculares.

Numerosos estudos têm demonstrado os efeitos negativos da má hidratação mesmo em pacientes saudáveis​, jovens e adultos. Outro exemplo que nos lembra da importância de consumir bastante água para garantir o bom funcionamento do nosso corpo e prevenir doenças.