A dieta da mãe afeta a saúde da criança

A dieta da mãe afeta a saúde da criança

  • Em: Dieta
  • Comentários desativados em A dieta da mãe afeta a saúde da criança

A dieta da mãe afeta a saúde da criança

A dieta da mãe quando está grávida é muito importante. Muitas vezes, nós nos preocupamos com a saúde de uma pessoa a partir do momento do nascimento. No entanto, uma grande preocupação dos pais é para alimentar seus filhos com o alimento mais adequado de acordo com a idade.
Outra grande preocupação é saber se a criança depois de alguns anos está realizando exercícios suficientes, se ela está acima ou abaixo do peso, etc.

Mas a dieta da mãe é tão importante quanto a da criança.

Um estudo recente realizado por nutricionistas e médicos pesquisadores no Reino Unido, Nova Zelândia e Cingapura mostrou que:

A dieta da mãe durante a gravidez pode afetar o peso de uma criança e os seus níveis de gordura quando ela crescer.

Neste estudo, publicado na revista Diabetes, setenta e oito mulheres saudáveis britânicas, que estavam no meio de sua gravidez, foram convidadas a ingerir alimentos normalmente. Os pesquisadores determinaram quantidade de nutrientes essenciais (proteínas, frutas, legumes, grãos, etc.) foram incluídos na dieta da mãe.

Quando as mulheres deram à luz, os pesquisadores recolheram amostras de DNA a partir do cordão umbilical e analisaram certos marcadores de DNA que foram relacionados tanto com a dieta da mãe e do peso da criança. Nove anos depois, os pesquisadores mediram os níveis de gordura e peso das crianças.

A partir de sua pesquisa, os cientistas descobriram que uma área do DNA, gene-RXR-α está fortemente correlacionada com a gordura corporal de uma criança.

O gene RXR-α na dieta materna

Este gene interage com outras proteínas que atuam como guardiões das células para determinar o metabolismo de gordura e açúcar, e pode afetar os níveis de gordura corporal de uma pessoa ao longo de sua vida.

No entanto, esta não é a única função deste gene: É também associado com a dieta da mãe durante a gravidez precoce.

A relação das duas funções deste gene parece estar relacionada com o fato da dieta materna ser menor (consumir pouco) em alimentos ricos em carboidratos, menos proteína, legumes, cereais e gorduras saudáveis ​​durante a gravidez, a criança provavelmente terá um nível mais elevado de gordura corporal e pesar mais como um adulto.

A conclusão deste estudo parece bastante clara: A saúde começa na gravidez. Na verdade, a execução começa com os pais de hábitos saudáveis ​​e exercícios. Se você quiser garantir a saúde de seu filho desde o início, comece a ter uma dieta saudável.