6 sinais de que está consumindo muito açúcar
Todas nós sabemos que abusar do açúcar não é o melhor que podemos fazer para nosso organismo. Mas, como saber se está passando dos limites? Alguns sinais são notáveis e te ajudarão a perceber se está abusando ou não. Veja se alguma delas te soa familiar…
#1 Se sente cansada o dia todo
Quando consome açúcar em excesso, se produz um pico inicial de insulina que dá ao organismo uma sensação de energia enorme. No entanto, como diz o velho e conhecido ditado, “tudo que sobre uma hora tem que descer”: os níveis de energia assim como chegaram, e vão em questão de minutos e acaba ficando toda cansada.
#2 Sua pele estará ruim
Muitas pessoas são extremamente sensíveis ao impacto da insulina na pele. Isso significa que o consumo de açúcar em excesso pode provocar a aparição de acne rosácea. Se tem esse problema, ao consumir grande quantidade de açúcar, quem sentirá os prejuízos é a pele do seu rosto que pagará as consequências.
#3 Sempre tem desejos doces
É simples: quanto mais açúcar consumir, mais vontade se tem. É como um círculo vicioso do qual é muito difícil se sair. Isso se deve que as papilas gustativas se acostumam ao sabor dos alimentos doces e necessitam cada vez mais quantidades de açúcar para poder desfrutar do sabor.
#4 Tem muito mal humor
O consumo em grandes quantidades de doces pode provocar um excesso de mal carácter e muitíssimas mudanças de humor em pouco tempo.
#5 As cáries se fazem presentes
As bactérias que contém as partículas dos alimentos que ficam entre os dentes produzem uma espécie de ácido que é responsável das cáries. Nossa saliva mantém o equilíbrio saudável entre as bactérias e os dentes por si só, mas o consumo excessivo de doces pode alterar o pH e desfazer esse ecossistema natural. Essa situação faz com que as bactérias cresçam e se multipliquem, o que é um caminho seguro até as dolorosas cáries.
#6 Seu cérebro tende a cair em um “nevoeiro”, sobre tudo após comer
Quando consome grande quantidade de açúcares,os níveis no sangue se elevam de forma rápida e de maneira gradual, o qual se traduz como um risco potencial de mal funcionamento das habilidades cognitivas e do desenvolvimento intelectual no geral.
Preste atenção nesses pontos e tenha em mente que o melhor é evitar o consumo excessivo de açúcar e seus derivados para ter uma vida mais longa e saudável.