6 hábitos que são o caminho certo para perder peso
A cruel realidade é que são poucas as pessoas que tem êxito em sua primeira tentativa de perder peso. Talvez se deva a que no lugar de focar-se em mudar seus hábitos e cuidar do seu corpo com uma melhor alimentação, se concentram no fato de ter que perder esses 5 quilos extras o mais rápido possível.
Mas se no lugar de se desesperar diante dos números da balança você der valor a todos benefícios de adquirir hábitos mais saudáveis, perderá peso quase que involuntariamente. E é claro que leva mais tempo, e não é um resultado que você consegue da noite para o dia, mas se quer saber como perder peso sem pressões e com garantia, talvez deveria considerar as seguintes questões…
Reconheça a diferença entre fome e apetite
Por um lado, a fome é esse ronco que vem do estômago e responde a necessidade de nos alimentar para que nosso corpo possa seguir funcionando adequadamente.
O apetite por sua parte, é o desejo pela comida que pode ocorrer inclusivamente depois de ter comido e que se dá quando vemos uma comida.
Escutar seu corpo
No lugar de olhar o relógio para ver se é a hora de comer, utilize seu corpo como relógio. Comer quando sentimos fome e parar quando estivermos satisfeitos é o mais natural e o que todos deveríamos fazer em vez de comer porque podemos.
Meça o nível de sua fome
O nível de fome que sentimos nem sempre é o mesmo. É essencial saber o quão famintos estamos e comer respondendo a esse nível de fome para que não acabemos cometendo excessos. A chave é identificar o momento em que nosso estômago nos diz que seria bom comer.
Não “etiquetar” a comida
É preferível identificar a comida por nutritiva ou pouco nutritiva e selecionar o que comemos com base nos benefícios que uma delas possam proporcionar ao nosso organismo.
Tenha presente em mente que todos necessitamos de comida pouco nutritiva de vez em quando…
Nenhuma comida está proibida
Acontece com todo mundo: se é proibido, mais o queremos. Por isso é essencial que todas as comidas estejam presentes na dieta, porque até os alimentos mais prejudiciais, se forem consumidos com moderação, cumprem um papel importante.
Não ao estresse
Prestar atenção e cuidar do que comemos é o que deveríamos fazer para cuidar de nossa saúde. Mas permitir que o estresse vença é algo que não deveria acontecer. Se um dia comer em excesso ou não encontrar uma opção muito saudável para comer não se estresse, poderá compensar adiante.
Trate-se bem
E o último mas não menos importante é que a todo momento tem que ser amável consigo mesmo. Não sofra, nem se submeta a um regime muito restrito nem faça sacrifícios impossíveis com objetivos que sejam fora da realidade para serem alcançados.
Desfrute da vida, cuide do seu corpo e mente através da alimentação. Você merece sempre o melhor.