5 usos terapeuticos do mel que não conhecia
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em 5 usos terapeuticos do mel que não conhecia
O mel não é apenas um doce que alegra a vida. Também tem propriedades curativas escondidas atrás de toda sua doçura. É muito bom ter o mel tanto na cozinha como no kit de primeiros socorros.
O mel é um produto doce e naturalmente produzido pelas abelhas, que é extraído a partir do néctar das plantas ou das secreções destas. É composto principalmente pro açúcar, mas contém também enzimas, vitaminas, minerais e aminoácidos. Como ele é cheio de todos esses nutrientes, é considerado um super alimento, mas também tem propriedades curativas que poucas pessoas geralmente falam. Vejamos agora 5 usos medicinais do mel.
Para curar as feridas
O mel tem fortes propriedades bactericidas, sua viscosidade atua como uma barreira para prevenir a infecção e ajuda na formação do novo tecido na cicatrização de feridas. Isto depende do tipo do mel, sendo alguns mais potentes do que outros. Geralmente, o mel mais escuro é antibacteriano e que tem mais benefícios.
Contra o resfriado
O mel alivia dores de garganta, acalma a tosse e aumenta a imunidade. O mel contém vitamina B, aminoácidos, enzimas, e é rico em sais minerais, tais como cálcio e magnésio, bioflavonóides e antioxidantes.
Ajude o desempenho atlético
Sendo um produto doce, sua absorção é rápida. Isso faz com que ele tenha fácil acesso para encontrar células auxiliando atletas na prática de esportes. Além de manter os níveis de glicogênio e melhorar o tempo de recuperação do atleta.
Curas úlceras de pele
O mel Manuka, produzido na Nova Zelândia, é um dos melhores para o tratamento de úlceras cutâneas. Isto também porque este tipo de mel tem longo metilglioxal que é um composto antibacteriano encontrada em todos os méis mas neste tipo de mel é mais abundante.
Bom para a flora intestinal
O mel ajuda a flora intestinal. Algumas variedades de mel têm grandes quantidades de bactérias amigáveis e prebióticos. Isto inclui até seis espécies de lactobacilos e 4 espécies de bifidobactérias. É por isso que o mel ajuda na digestão e é perfeito para comer com iogurte, tornando-o ideal para ajudar seu intestino.
Nem todos os remédios estão nas farmácias. Se você precisa de um antídoto rápido você pode ir até sua cozinha e usar o mel para tratar algumas das condições acima. É sempre importante consultar o seu médico se você não ver uma melhoria.