4 motivos para não beber suco de caixa
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em 4 motivos para não beber suco de caixa
Muitas vezes, quando vamos ao supermercado e não temos tempo para dar um lanche em casa para nossos filhos (e até para nós mesmas), compramos uma caixa de suco pensando que “pelo menos estamos consumindo frutas“.
Mas a realidade não é o que parece ser; descobra as razões surpreendentes para não beber os famosos sucos de caixinha.
Todos os sucos de caixa estão repletos de açúcar
Mesmo os sucos que afirmam ser 100% de fruta, o açúcar que contêm é o da fruta, chamado frutose, mas ainda tem um impacto sobre o corpo e no nível de açúcar no sangue, como a sacarose ou açúcar branco.
Na natureza, a fruta é um pacote completo que sempre contém fibras. O papel da fibra é o de atrasar a absorção dos açúcares. Sem fibra -isso é, na forma de suco – os açúcares passam através do seu corpo muito mais rápido, fazendo com que você tenha um “pico” que assola os níveis de açúcar no sangue causando riscos a saúde.
Às vezes, contêm adoçantes
O problema é que para tentar “consertar” a questão do açúcar, os sucos de alguns fabricantes oferecem versões com menos açúcar ou sem açúcar em seus produtos.
No entanto, a doçura ainda está lá porque eles adicionam um pouco de adoçante artificial, e comercializam como alimentos saudáveis. E, de acordo com vários estudos, os adoçantes artificiais são um veneno para qualquer ser humano, particularmente perigoso para o desenvolvimento do cérebro das crianças.
A fruta é cozida
Cozinhar tomates libera o licopeno; cozinhar a maioria das frutas reduz consideravelmente o seu valor nutricional. O calor destrói a vitamina C, em particular, de modo que muitos produtores de suco o adicionam de volta na garrafa como ácido ascórbico, a produção industrial de vitamina C.
O suco é um alimento morto
Quando você come um bife, você sabe que você está comendo um alimento morto. Mas quando você descasca uma banana, cortar uma maçã, ou lava uma uva, você está garantindo o consumo de um alimento vivo, cheio de enzimas que ajudam a digestão e uma boa saúde para sua família.
Por exemplo a enzima amilase, presente em quantidades elevadas em na banana é a mesma enzima na saliva que inicia o processo de quebrar os alimentos em partes utilizáveis. O abacaxi contém a enzima bromelina, que ajuda a digerir proteínas e é anti-inflamatório. E as laranjas estão cheias de várias enzimas que impactam positivamente na insulina e triglicérides.
No entanto, o suco de uva e suco de abacaxi, para citar alguns, não contêm nada vivo porque, para aguentar tanto tempo em uma prateleira do supermercado sem estragar, tem de ser pasteurizados ou cozidos a temperaturas muito elevadas, para que todas as enzimas sejam mortas. Portanto, beber suco de laranja não é o mesmo que comer uma laranja.
Então, da próxima vez que você estiver pensando em substituir o seu lanche por uma caixa de suco, melhor mudá-lo para uma fruta fresca. É fácil de comer e muito mais saudável!