4 mitos sobre o queijo que devemos deixar de lado
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em 4 mitos sobre o queijo que devemos deixar de lado
Todo o tempo escutamos afirmações sobre os alimentos. Algumas estão baseadas em estudos científicos, mas outras são simples rumores.
O queijo é um desses alimentos que ganharam má reputação nos últimos tempos e que na realidade, além de ser muito nutritivo, pode fazer bem pra sua saúde.
Tudo depende da qualidade do queijo que você consome e inclusive, a indústria nos fornece muitas opções saudáveis. O truque é que esteja atenta as etiquetas.
Te passarei hoje 4 mitos sobre o queijo que pode deixar pra trás a partir de agora:
1° – Queijo tem muita gordura
Sim, o queijo tem gordura, mas nem tanta como você acredita. Além disso, no mercado existem muitas opções de queijos dietéticos. Se não pode deixar de comê-los, busque um saudável.
2° – Deve eliminar todo o queijo da sua dieta
A menos que tenham te diagnosticado com um problema de saúde específico, não é necessário que elimine o queijo da sua dieta por completo. O segredo é não abusar e manter o equilíbrio.
Um estudo da Universidad de Tecnologia New Curtin, na Austrália, mostrou que uma dieta rica em lácteos e reduzida em calorias pode combater a obesidade.
“Aumentar o consumo de lácteos a cinco vezes ao dia como parte de uma dieta reduzida de calorias nunca tinha sido estudada, e tais dietas que contenham altos níveis de proteínas, cálcio e vitamina D, entre outros nutrientes bioativos, podem ser uma parte importante para perder peso de forma prudente“, disse o doutor Chan She Ping Delfos, quem realizou a pesquisa.
Os benefícios para os participantes do estudo que consumiram mais lácteos -iogurtes, queijos e leite de pouca gordura- incluíram: perda de massa corporal, perda de gordura abdominal e um melhor controle de pressão arterial sistólica.
3° – Todos os queijos são feitos de origem animal
Para fazer alguns queijos é necessário uma substância chamada coalho, que principalmente contém uma enzima chamada renina (quimosina), a qual é extraída do estômago de mamíferos na etapa da lactância.
No entanto, nem todos queijos contém este ingrediente; alguns podem ser substituídos por vegetais ou químicos.
4° – Se for intolerante a lactose, esqueça de consumir queijo
Depende, o leite praticamente desaparece no processo de fabricação dos queijos. No entanto, pode checar a quantidade de lactose de cada um em seu rótulo.
Esses são apenas alguns dos mitos que rondam o queijo. Você conhece mais algum? Compartilhe conosco.