3 alimentos que devem ser evitados durante a menstruação

3 alimentos que devem ser evitados durante a menstruação

  • Em: Alimentação saudável
  • Comentários desativados em 3 alimentos que devem ser evitados durante a menstruação

Esta é a época mais temida do mês, portanto, tanto por um estado de espírito irritado como a sensação de inchaço. Cada vez mais e mais mulheres sofrem por causa de distúrbios menstruais. Comer alimentos benéficos e moderar o consumo de outros tantos, pode ajudar a aliviar os sintomas dessa forte indisposição.

Portanto, evite todos os tipos de alimentos que podem favorecer de alguma forma esses fatores, a fim de prever a ocorrência de períodos dolorosos, ataques de pânico, e os estados de fadiga ou estresse durante os ciclos.

Álcool

Não só o seu efeito desidratante provoca retenção de água, as bebidas alcoólicas eliminam o magnésio, um antiinflamatório ideal para diminuir as cólicas menstruais. Eles também têm a distinção de despertar emoções e sentimentos, os efeitos que toda mulher quer superar o mais rápido possível.

Pratos salgados

Comer sal é essencial para uma boa saúde, no entanto, um excesso contribui para o aparecimento do inchaço, retenção de água e um mastalgia. Nutricionistas recomendam não ultrapassar 2.300 mg de sal ao dia (ou seja, 1 colher de chá).

Deve-se, portanto, evitar alimentos excessivamente salgados que são cozidos em casa ou aqueles que vêm preparados industrialmente (alimentos pré-cozinhados contêm de 3 a 4 vezes mais sal do que se deveria comer diariamente).

Pizzas, lasanhas, salsichas, peixe defumado, batatas fritas, molhos comerciais, marinados, conservas, queijos… entram na lista de alimentos cujo consumo deve ser moderado ou mesmo removido da lista de compras pelo seu alto teor de sal. O mesmo se aplica para as águas minerais ricas em sódio, bem como as preparações fermentadas.

Refrigerantes e cafeína

Durante a menstruação convêm deixar o café de lado. Estas bebidas devem ser moderadas ao máximo. Assim como o álcool, atuam sobre o estado emocional e psicológico do consumidor, e também provocam a eliminação de magnésio.

Além disso, o menor consumo de cafeína pode ajudar a reduzir o inchaço e acalmar o estômago irritado. A cafeína pode realmente aumentar a azia e ser prejudicial para um intestino sensível.

Da mesma forma, a cafeína fecha os vasos sanguíneos e desidrata o corpo, o que pode levar a dores de cabeça, aumentar o nervosismo e indisposição durante a menstruação.