Riscos gerados pelo alto teor de frutose do xarope de milho

Riscos gerados pelo alto teor de frutose do xarope de milho

  • Em: Bem-Estar
  • Comentários desativados em Riscos gerados pelo alto teor de frutose do xarope de milho

No período do Renascimento havia um médico famoso e excelente chamado Paracelsus. Foi ele quem disse: “A dose faz o veneno”. Isso significa que mesmo uma substância inofensiva, tal como a água podem ser tóxica se tomada em demasia. E é aí que o xarope de milho de alta frutose entra em cena e, em seguida, as pessoas perguntam: “Será que é realmente tão ruim assim?” Vamos ver.

Em muitos países, mas especialmente nos Estados Unidos grandes doses de açúcar são consumidas, especialmente sob a forma de xarope de milho de frutose elevada. Por quê? Porque é mais doce e mais barato do que o açúcar e é encontrado em todos os alimentos e bebidas adoçadas com açúcar processado. Mas removê-lo de sua dieta é o melhor para a sua saúde.

Por que é tão ruim o xarope de milho de alta frutose?

xarope de milho 1

Se consumidos em excesso, o açúcar deste xarope torna-se uma toxina, porque a frutose vai diretamente para o fígado e convertida em uma fábrica de gordura. Este problema é chamado “lipo gênese” e conduz ao “fígado gordo”, a doença mais comum nos Estados Unidos hoje em dia, devido ao consumo excessivo de açúcares e outros distúrbios importantes na dieta da população.

Aumentando a quantidade consumida por dia de xarope de milho de frutose elevada conduziu a um aumento dos níveis de diabetes, pré-diabetes e diabetes de tipo 2; e por isso este xarope é considerado no presente um gatilho real para a atual epidemia de ataques cardíacos, câncer, demência e outros problemas de saúde graves.

xarope de milho 2

Além disso, muitos destes xaropes contém produtos químicos perigosos e contaminantes que têm sido utilizados no processo de fabricação. Por exemplo, cloro alcalino é usado na fabricação de xarope de milho de alta frutose e também possui mercúrio e seus vestígios que são encontrados no xarope de milho de alta frutose.

Pode ser que não represente um problema se nós o consumimos ocasionalmente, mas que consomem mais de 8 colheres de chá por dia de xarope de milho (vale ressaltar que essa quantidade é facilmente alcançada para quem consome grande variedade de industrializados) de alta frutose corre sérios riscos de terem problemas de saúde.