Quais são as melhores fontes de vitamina D
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Quais são as melhores fontes de vitamina D
A vitamina D deve estar presente em nossa dieta, pois é responsável por ajudar o corpo a absorver cálcio e fósforo no intestino, bem como construir e fortalecer a massa óssea. Por sua vez, reduz a inflamação, previne o crescimento de células malignas e melhora os níveis de humor. No entanto, é uma vitamina difícil de se obter na alimentação. Então hoje você vai ver quais são as melhores fontes de vitamina D, para que você possa manter seu corpo funcionando 100%.
Luz solar
Se você quiser que o seu organismo a produzir vitamina D por conta própria, o melhor que podemos fazer é tomar sol. Mas não devemos nos esquecer de ter muito cuidado com a exposição ao sol, não se exponha por longos períodos de tempo.
Com apenas alguns minutos de sol por dia será possível obter todos os benefícios. Os especialistas recomendam cerca de 25 minutos por dia no verão e 40 no inverno, mas o uso do protetor solar é indispensável, embora estes valores possam mudar, dependendo do tipo de pele que você tem.
Peixes
Os peixes gordos são uma boa fonte de vitamina D. Se você quer aumentar o consumo dessa vitamina, coma carne de enguia, atum, truta ou salmão.
A melhor carne de peixe que você pode consumir é a do salmão, pois além de ser muito saborosa e rica em Vitamina D, a carne do salmão é uma excelente fonte de ômega 3, essencial para o bom funcionamento do organismo.
Fungos
Fungos produzem vitamina D, da mesma forma que os seres humanos fazem, através da exposição aos raios ultravioletas. Por seu lado, os cogumelos são cultivadas no escuro, e, portanto, não geram vitamina D, apesar de existirem algumas espécies específicas que são plantadas com luz para estimular a produção desta vitamina.
Leite fortificado
Hoje, o leite vendido no mercado geralmente é enriquecido com vitamina D, mas os outros produtos lácteos, como queijo ou o iogurte não.
Uma boa fonte de vitamina D em nossa dieta é um copo de leite, oferecendo 100 UI. Alguns leite de soja ou leite de arroz também são fortificados com quantidades semelhantes às do leite de vaca.
Suco de laranja
Se você não está bebendo o leite no café da manhã, outra opção saudável é o suco de laranja com 100 UI de vitamina D.
Note-se que os valores podem mudar, quando se trata do suco natural da laranja ou embalagens de suco comprado, mesmo que seja completamente natural, os valores nem sempre são os mesmos.
A gema do ovo
Uma boa alternativa para conseguir a vitamina D é consumindo a gema do ovo. Outro ponto interessante é a mesma versatilidade, pois nós podemos consumir centenas de receitas que incluem a gema do ovo no café da manhã, almoço, jantar e sobremesas. Um ovo contém 40 UI de vitamina D.
A principal desvantagem deste alimento é o seu colesterol alto, 200 mg por ovo, por isso, se queremos proteger a saúde do nosso coração, devemos saber que a quantidade máxima de colesterol recomendada por dia é de 300 mg.