Propriedades curativas das cebolas
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Propriedades curativas das cebolas
A cebola vem do latim capuella. É na verdade originária da Ásia do e do Sul da região mediterrânea. Foi introduzida na América pelos primeiros colonizadores. A cebola é uma das verduras mais utilizadas em nossa cozinha mas, além da arte culinária, a cebola possui propriedades curativas que merecem reconhecimento.
A cebola é utilizada para combater reumatismos -basta esfregá-la sobre a zona afetada e será mais que o suficiente- e para dores do tipo nevrálgica. Além disso, a cebola é utilizada como estimulante do tubo digestivo e para aumentar a intensidade e frequência das batidas do coração.
Propriedades curativas
– A cebola, ingerida em grandes quantidades, promove o sono e permite expulsar parasitas.
– Colocar uma cebola na axila alivia a tontura causada pelo movimento das ondas do mar.
– Antigamente se utilizava a cebola, cortada em rodelas para afastar os insetos, devido ao seu odor forte.
– Há muitas pessoas que usam uma cebola crua cortada para limpar o óleo e manchas, ou seja, além de ser um remédio caseiro, a cebola é utilizado como um poderoso desinfetante.
– Em termos de gastronomia e de usar as cebolas em suas refeições, você pode fritar em óleo, adicionar um pouco de bicarbonato de sódio para torná-la uma papa compacta.
– A cebola utilizada em uso externo é muito boa para queimaduras, feridas, frieiras, furúnculos e manchas vermelhas na face.
– A cebola ajuda a remover as manchas da pele do rosto. Mergulhe a cebola no vinagre por 4 ou 5 dias. Em seguida, o líquido obtido deve ser aplicado como uma loção.
As avós aliviavam todos os tipos de dores de cabeça com remédios naturais das mais variadas. Uma compressa de cebola foi um dos mais populares em termos de eficiência. Ela também não tem efeitos colaterais que os anagésicos produzem. A cebola também é boa para reduzir a fadiga. Para fazer isso, você deve comer cebolas torradas pela manhã antes do café e antes de dormir.
A cebola ajuda a aliviar a tosse crônica, a tosse convulsa (febre e tosse), bronquite e asma brônquica. Pique uma ou duas cebolas, misture-as com açúcar em uma tigela, e deixe-as repousar durante a noite e no dia seguinte o xarope deve ser tomado, (2 colheres de sopa a cada três horas). Outra forma de prevenir a tosse noturna é deixar uma cebola cortada ao meio, em um prato, durante a noite e perto da cama. Seus vapores e odores atoa como suavizante e assim, acalmar a garganta.
Estas são algumas das propriedades curativas da cebola. Você pode usá-la de mil maneiras, já que é um dos vegetais mais versáteis. Você já tentou como um remédio natural?