O que são os transtornos alimentares

O que são os transtornos alimentares

  • Em: Bem-Estar
  • Comentários desativados em O que são os transtornos alimentares

Os transtornos alimentares mais comuns são a anorexia nervosa e a bulimia nervosa. Mas inclui-se neste termo qualquer comportamento alimentar que cause prejuízo à saúde, ou seja, se trata de um problema muito amplo. Os transtornos alimentares se manifestam geralmente na infância e na adolescência, com mais incidência no sexo feminino, porém recentemente está crescendo o número de casos em adultos de ambos os sexos.

O que é a anorexia?

Pessoas que sofrem de anorexia têm um profundo medo de ganhar peso e, geralmente, têm uma distorção do tamanho e forma do corpo. Assim, um adolescente que sofre de anorexia restringe a ingestão de alimentos ou se submete a exercícios excessivos.

Essas pessoas evitam as principais refeições e quando as fazem, ficam com uma obsessão para reduzir o peso. Alguns tentam se livrar das calorias dos alimentos provocando vômitos induzidos, com uso de laxantes, excesso de exercícios, e no pior dos casos a combinação de todos os métodos.

O que é bulimia?

A bulimia é um distúrbio alimentar como anorexia, mas com alguns padrões diferentes. Pessoas com bulimia podem comer excessivamente e, em seguida, tentar compensar a ingestão com os métodos que mencionamos, como vômito forçado ou exercícios excessivos. Podem até mesmo apresentar comportamentos compulsivos, com uma série dificuldade de parar.

Ao contrário da anorexia, bulímicos comem alimentos compulsivamente, e, em seguida, encontram-se com fortes sentimentos de culpa.

Apesar da anorexia e da bulimia serem distúrbios alimentares muito semelhantes, fisicamente o resultado pode ser visto a olho nu. As pessoas com anorexia são geralmente mais magras, enquanto as pessoas com bulimia podem ter um peso normal ou sobrepeso.

Esperamos que com essas informações você possa avaliar o risco para a saúde destes transtornos alimentares. Fique de olho na sua família para prevenir ou ajudar a combater estas disfunções que a cada dia preocupa milhares de pais pelo mundo.