Linhaça, propriedades e benefícios
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Linhaça, propriedades e benefícios
A linhaça é a semente da planta do linho. Esta semente e sua casca possuem uma grande ação antioxidante. Entre as propriedades de linhaça se destaca o lignina (elemento anti-câncer), ácido linoleico e Omega 3.
Os benefícios do consumo da linhaça são aplicáveis nos seguintes casos:
– Excesso de peso: A semente moída contribui excelentemente na perda de peso, controla a sensação de fome devido a sua fibra dietética, e remove o colesterol. Para perder peso rápido ingira 2 colheres de sopa de tarde.
– Doença cardíaca: Regula a pressão e a atividade arterial, previne a formação de coágulos sanguíneos e ataques cardíacos.
– Diabetes: Nivela a glicemia no sangue devido ao ácido linoleico (LNA), que é encontrado nas sementes.
– Impotência e frigidez sexual: O bloqueio da circulação do sangue nas artérias produzem nos homens e mulheres algumas disfunções sexuais. As sementes moídas limpam as artérias, reparando certos casos de infertilidade e ameaça de aborto, também diminui os desconfortos da menopausa.
– Câncer: De acordo com pesquisas científicas, as ligninas lutam contra os causadores de tumores cancerígenos, reduzindo assim a decorrência de certos tipos desta doença.
– Digestão: Auxilia no tratamento da prisão de ventre crônica e recuperação de lubrificação da flora intestinal.
– Doenças inflamatórias: A ALN (ácido linoleico) alivia todos os tipos de inflamação (artrite, colite, gastrite, otite, etc), assim como o lúpus.
– Cabelo e pele: O consumo regular desta semente suaviza a pele, melhora a psoríase e eczema. Em forma de gel, fixa e nutre o cabelo.
– Retenção de líquidos: Seus ácidos graxos ajudam a eliminar o sódio e a água.
– Estresse: Em pessoas com um estilo de vida acelerado, seu consumo lhes fornece uma sensação de calma.
– Outras condições: A ALN contribui na função visual, estresse e produção de espermatozoides. É útil em casos de esclerose múltipla, fibrose cística (esterilidade e aborto), alergias, vícios de drogas e álcool, etc.