Dicas para “sobreviver” as refeições de Natal
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em Dicas para “sobreviver” as refeições de Natal
Agora que o Natal está quase chegando, e estamos nos aproximando de grandes celebrações e grandes refeições, queremos ajudá-lo, dando-lhe uma série de dicas para “sobreviver” refeições de Natal.
Às vésperas do Natal, muitas pessoas já se preparam psicologicamente para receber os quilos extras das refeições pesadas e jantares nesta época.
Cuidado com os excessos de Natal
O pensamento errado de que “uma vez ao ano não faz mal”, faz-nos aceitar como normal o aumento médio de 3 ou 4 quilos em poucos dias, com as consequências que isso tem para a saúde.
E isso não se trata apenas dos quilos que ganhou em menos de duas semanas, mas sim, do excesso de comida e álcool no Natal, que traz uma série de problemas muito irritantes como azia, sensação de peso no estômago, gastrite ou desconforto abdominal.
Comidas típicas destas festas são abundantes em calorias, gorduras e açúcares, e nutrientes pouco recomendados para uma dieta saudável e equilibrada. Por isso, é importante controlar o que comemos no Natal, para não nos arrepender-mos no início de janeiro.
Recomendações para as refeições de Natal
Claramente que estas refeições ocorrem uma vez por ano, e em qualquer caso é normal comer mais do que o habitual, mas é importante seguir uma série de recomendações para o Natal não acabar sendo prejudicial para a nossa saúde:
– Nos principais dias do Natal, se deve fazer as outras refeições muito leves antes da ceia, é preferível comer apenas legumes, frutas e hortaliças.
– Um bom truque para eliminar calorias e gorduras armazenadas é dançar ou correr pela manhã.
– Da mesma forma, nos outros dias, você precisa aumentar a atividade física. Tente dar uma caminhada todos os dias, evitar dirigir e usar elevadores.
– Podemos provar de tudo, mas o truque é limitar as quantidades, de modo a não produzir uma ingestão excessiva de nutrientes.
– Você pode brindar e tomar uma ou duas taças de vinho ou champanhe, mas deve definir um limite.
– Evite refrigerantes e bebidas açucaradas e opte por água ou sucos de frutas.
– Acompanhe as refeições de Natal com saladas, pois irão ajudar a nos saciar e são muito mais saudáveis do que os molhos que acompanham carnes e ensopados.
– Consuma pão integral.