Alimentos ultra processados: Saiba o que é e como afeta sua saúde
A presença no mercado de alimentos ultra processados é cada vez maior, assim como seu consumo. E devido a isso devemos prestar atenção nessa situação e reverte-la, porque representa um risco direto a nossa saúde.
A seguir te trazemos algumas informações do porque disso:
Quais são os alimentos ultra processados?
Para começar, é importante esclarecer que todos aqueles alimentos que não encontramos na natureza e que surgem como resultado de um processo artificial são alimentos processados. Pois bem, quando a adulteração sofrida pelo processamento desses alimentos é máxima, falamos de “alimentos ultra processados”. Entre eles se destacam:
- – Refrigerantes
- – Bolachas e biscoitos
- – Batatas fritas
- – Aperitivos doces e salgados
- – Produtos ensacados de padaria
- – Comidas congeladas para microondas
- – Sopas e macarrão instantâneo.
Também entram nessa lista alimentos que contenham saborizantes e corantes, e cuja vida útil seja incrivelmente extensa para o tipo de alimento que é (está pensando em um pão de forma?)
Além disso, cabe destacar que a maioria desses alimentos contém uma elevada quantidade de açúcar.
Diferença entre in natura, processados e ultra processados
Alimento in natura: aquele que é obtido de forma direta de plantas ou animais (Folhas, frutos, ovos e leite) e que são consumidos sem sofrer qualquer alteração após de deixarem a natureza. Procure consumi-los sempre.
Minimamente processados: Produtos extraídos de alimentos naturais (in natura) e usado para temperar e cozinhar alimentos ou preparações culinárias, como óleos saudáveis e especiarias.
Alimentos processados: Produtos com a adição de açúcar ou sal a um alimento minimamente processado como legumes em conserva, frutas em calda, queijos e pães. Procure consumi-los somente de vez em quando.
Alimentos Ultra processados: Esses são produtos cuja a fabricação envolve várias etapas, técnicas e procedimentos além de vários ingredientes, muitos deles de uso exclusivamente industriais.
Quais são os riscos de consumir alimentos ultra processados?
Segundo os especialistas em nutrição, consumir alimentos ultraprocessados regularmente pode favorecer o desenvolvimento da diabetes, devido a grande quantidade de açúcar que contém.
Além disso, esse tipo de alimento nos faz mais vulneráveis ao sobrepeso e a obesidade, na medida em que possuem mais substâncias aditivas.
Mas isso não é tudo: muitos deles podem ser causadores de doenças como a hipertensão, já que contam com níveis muitos de sódio.
Como evitar o consumo de alimentos ultra processados
- – Quando for ao supermercado, evite passar pela sessão de enlatados e se dirija a zona destinada a verduras e frutas. Em outras palavras, priorize os alimentos frescos sempre.
- – Não se esqueça das carnes magras e dos cereais integrais.
- – Quando passar na área de padaria, procure comprar somente os pães do dia e claro, opte pelos que sejam integrais. Essa variedade tem uma maior quantidade de fibras e te manterá saciada por mais tempo.
Se prestar atenção nos ingredientes e deixar de lado aqueles alimentos cujo os componentes são difíceis de pronunciar ou ilegíveis, estará dando um passo muito importante para uma dieta e vida mais saudável.