7 benefícios da farinha integral que deve conhecer
Consumir alimentos produzidos com algum tipo de farinha contribui em cumprir a ingestão de grãos que todos os seres humanos necessitam por dia. No entanto, nem todas farinhas são iguais.
A farinha branca é produto de um processo em que o trigo passa por numerosos refinamentos antes de ser ensacado: se remove o farelo e o gérmen do grão e se moi apenas o endospermo. Já no caso da farinha integral se utiliza o grão inteiro; nesse processo, simplesmente se tritura o grão para que seja comestível e se forme uma farinha.
De um tempo pra cá temos ouvido muito sobre a importância de consumir grãos inteiros em vez de processados e a farinha integral é um dos alimentos mais populares nesse sentido.
Hoje te contamos 7 benefícios da farinha integral para que você a escolha na próxima vez que for no supermercado…
Alto teor em fibras
Uma das principais diferenças que tem com a farinha branca é seu conteúdo de fibras. O processo de refinamento pelo que passa a farinha branca contém menos fibras do que a integral.
Uma dieta rica em fibras tem numerosos benefícios para a saúde: evita a constipação, reduz os níveis de colesterol no sangue e pode ajudar a prevenir a obesidade.
Grande quantidade de vitaminas
A farinha integral possui um nível nutricional distinto da branca. Conserva a coberta exterior do grão (o farelo) e o gérmen de trigo, componentes que contém uma grande quantidade de vitaminas B1, B3 e B5. Além disso, conta com minerais, ferro e ácidos graxos essenciais benéficos para nosso organismo.
O refinamento da farinha branca destrói o conteúdo vitamínico dos grãos. Para compensar a falta de vitaminas, alguns fabricantes se veem na obrigação de agregar a algumas delas a seus produtos e agregar de maneira artificial os nutrientes perdidos durante o processo.
Efeitos positivos no açúcar no sangue
Qualquer alimento que contenha carboidratos tem efeitos sobre o açúcar no sangue. Quando consome carboidratos o corpo se encarrega de rompe-los e transforma-los em glicose; isto é, açúcar. A glicose entra na corrente sanguínea para circular por seu organismo e servir como combustível para suas células. O índice glicêmico de um alimento serve para medir quão rápido acontece esse processo em seu corpo. Se os níveis de glicose no sangue são altos há probabilidades de que produza picos e quedas brutas de açúcar. O resultado? Mais fome e irritabilidade inclusive quando se passa muito tempo logo após a última ingestão de comida. A farinha integral previne esses altos e baixos e ajuda a manter os níveis de açúcar estáveis.
Boa digestão
A fibra presente nos grãos inteiros ajuda com que o intestino tenha um movimento regular. Também previne a aparição de doenças como diverticulose, inflamações, hemorroidas, diarreias e dores. Inclusive algumas pesquisas afirmam que as pessoas que consomem mais fibras tomam menos laxantes.
Mas a fibra não é a única responsável por esses benefícios. Os grãos inteiros contém ácido láctico que aumenta a reprodução de bactérias benéficas no intestino grosso. Esses organismos ajudam no processo de digestão, promovem uma melhor absorção de nutrientes e fortalece o sistema imunológico.
Níveis baixos de colesterol
Os grãos inteiros da farinha integral ajudam a prevenir a absorção de colesterol ruim e diminui os níveis de triglicéridos, dois dos grandes aliados de doenças cardíacas. A fibra da farinha coleta e elimina o excesso de gordura consumida através dos alimentos e depura o organismo de substâncias tóxicas.
Além dos antioxidantes presentes nessa farinha limitar o transporte de colesterol ruim, eles limpam as paredes arteriais e os tecidos, o que causa o entupimento das artérias.
Ajuda a controlar o peso
A farinha integral pode te ajudar a reduzir seu peso porque gera maior sensação de saciedade do que a branca. O corpo tarda mais tempo em ingerir os grãos inteiros que os processados e por isso ao consumir farinha integral sentimos que estamos satisfeitos com maior rapidez. Além disso, a fibra presente na farinha integral limpa o fígado e o sistema digestivo, um ponto chave na hora de emagrecer e estar saudável.
Diminuir a probabilidade de aparição de câncer
Existe cada vez mais evidência científica que prova que os grãos inteiros diminui a possibilidade de aparição de câncer de útero, de mama e de pâncreas. Porém não basta somente substituir o consumo de farinha branca pela integral. Resulta ser fundamental incorporar a sua dieta vegetais e frutas, e diminuir o consumo de carne e comidas processadas.
Em conclusão, podemos afirmar que os carboidratos são necessários para uma alimentação saudável. A chave é escolher aqueles que tragam benefícios para nosso organismo e evitar os que nos prejudicam.
Hoje em dia podemos encontrar farinha integral com facilidade, cozinhar receitas deliciosas e desfrutar de todos seus benefícios. Te recomendamos experimentar!