5 mitos sobre o forno microondas
- Em: Alimentação saudável
- Comentários desativados em 5 mitos sobre o forno microondas
Desde que as microondas foram descobertas pelo grande James Maxwell, em 1864, a invenção do forno de microondas e a massificação desse produto que está em quase todos os lares, muito tempo se passou e muitas histórias foram inventadas sobre esse aparelho.
Hoje eu quero convidá-lo a conhecer os 5 mitos mais comuns sobre as microondas, especialmente em relação ao fornos de microondas.
5 – Todos os metais expostos às microondas causam faíscas
Embora muitos tipos de metais expostos às microondas, podem causar faíscas, isso não acontece com todos. CDs ou objetos de alumínio geram muitas faíscas (não queira sequer tentar), objetos metálicos grossos não geram faíscas e até mesmo permanecem consideravelmente mais frios. Isso ocorre porque esses metais repelem as microondas.
4 – Provocam perda de nutrientes nos alimentos
Este é um dos mitos mais difundidos e não é verdade. A verdade é que, quando o produto é cozido, qualquer que seja o método de cozimento, alguns nutrientes são perdidos. Quanto mais tempo fica cozinhando, maior a perda de nutrientes, o forno de microondas não é mais que um outro método de cozimento que, obviamente, cozinha os alimentos como qualquer outro processo químico da mesma laia.
3 – Torna o alimento radioativo
É uma estupidez, uma vez que as microondas não são radioativas e, portanto, não há risco de que tal coisa aconteça. A menos que você está aquecendo a sua comida em um forno de microondas em Chernobyl ou Fukushima, você pode comer sem medo. O que fazem as microondas com a sua comida é excitar suas moléculas de água, causando atrito e calor.
2 – Mata as bactérias
Por alguma estranha razão, muitas pessoas vêem as microondas como um tipo de arma nuclear contra as baterias e acreditam que, colocando a comida no microondas estão matando todas as baterias que podem conter. A verdade é que, ao contrário, os fornos de microondas cozinham os alimentos de maneira uniformemente, como qualquer outro forno. Assim, certos “pontos frios” são gerados nos alimentos, onde as bactérias podem resistir. É por isso que é sempre recomendável mexer os alimentos durante o cozimento.
1 – Pode causar câncer
É um dos mitos e erros mais comuns. Você já deve ter ouvido que não é bom estar perto do forno de microondas quando ele estiver em execução, que não pode ficar com o rosto muito perto das microondas, pois podem causar câncer. Em si, as ondas do forno de microondas são muito mais parecidas com as ondas de um rádio do que de qualquer tipo de onda cancerígena.