Para aqueles que aspiram uma dieta saudável, as gorduras trans são quase o diabo. Há muitas perguntas que surgem a partir dessa realidade: o que são essas gorduras? Por que são tão temidas? Bem, hoje nós do Alimentos Saudáveis desvendaremos esses enigmas. Comecemos!
Como e porque surgem
As gorduras trans dos alimentos processados são artificiais. Como elas são feitos? Os produtores adicionam átomos de hidrogénio e convertem óleos líquidos em gorduras sólidas. Este processo é conhecido como “hidrogenação”. Agora, por que criá-los? A fim de melhorar o sabor dos seus produtos e prolongar a sua vida.
No entanto, esse tipo de gordura não só está presente em alimentos processados. Além disso, ela é encontrada naturalmente embora que em proporções muito pequenas na carne vermelha, carne de porco, manteiga e leite.
Que papel desempenham dentro do nosso corpo?
Uma vez dentro do corpo, as gorduras trans elevam drasticamente os níveis de colesterol ruim. Este efeito facilita a oclusão arterial e, consequentemente, a condição de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Neste sentido, uma das muitas pesquisas realizadas em relação a este assunto mostrou que as mulheres que consumiam estas gorduras freqüentemente eram 50% mais propensas a sofrer ataques cardíacos em comparação com aquelas que a consumiam ocasionalmente.
Mas isso não é tudo. Estudos recentes realizados pela Universidade de Harvard descobriram uma forte ligação entre o consumo de gorduras trans e o desenvolvimento de diabetes.
Gorduras trans e as saturadas
Estes são os tipos de gorduras mais prejudiciais para a nosso organismo. Mas qual é a pior? Bem, em primeiro lugar, as gorduras trans elevam o colesterol ruim a taxas mais baixas do que as gorduras saturadas. Isto poderia levar a supor que esta seja melhor do que a primeira… No entanto, é necessário considerar um segundo fator: o bom colesterol. Neste sentido, enquanto o consumo de gorduras saturadas aumenta este tipo de colesterol benéfico, a gordura trans não. Este dado equilibraria o “mal” de ambos os tipos de gorduras.
Em conclusão? Preste atenção aos rótulos do que você coloca em seu carrinho de compras e tente limitar o seu consumo de gorduras trans e gorduras saturadas. Uma vida sem essas gorduras é, sem dúvida, uma vida muito mais satisfatória.