Uma dieta saudável e equilibrada é um dos pilares para a manutenção de uma boa saúde. É também um pré-requisito para o desenvolvimento físico, mental e social adequada.
O poder nos primeiros anos de vida é fundamental por vários motivos. Crianças que comem de forma saudável e equilibrada terá um físico adequado e desenvolvimento intelectual. Além disso, nestes primeiros anos de vida adquirimos muitos dos hábitos e rotinas, incluindo alimentos, para acompanhá-los pelo resto de suas vidas.
Para uma alimentação poder ser considerada como saudável e equilibrada deve conter nutrientes e grupos de alimentos, quantidades e frequências precisas de acordo com as necessidades dos indivíduos em diferentes fases da vida. Por esta razão, a primeira chave para uma nutrição adequada em crianças é comer tudo.
Uma vez passado o período de dois anos e com a introdução de alimentos, que as crianças devem comer uma dieta variada, que devem ser incluídos os vários tipos de alimentos que fornecem os nutrientes de que necessitam para o crescimento normal.
Devemos considerar dois fatores: As crianças não param de desperdiçar energia e estão crescendo continuamente. Portanto, é vital que as crianças tenham uma alimentação adequada e uma dieta saudável, que deve ser completa e consistente de alimentos que promovem a rápida recuperação de energia e desenvolvimento do corpo.
Não devemos esquecer que uma criança pode adquirir hábitos alimentares saudáveis, dificilmente acima do peso ou têm outros transtornos alimentares como um adulto. Por isso, é muito importante estar ciente sobre a alimentação de nossos filhos.
Dependendo da pele e saúde da criança, o valor e a necessidade de alguns ou de outros nutrientes pode variar, mas geralmente é recomendado que as crianças recebam:
– 5 refeições por dia: Um completo café da manhã, pequeno lanche no meio da manhã, almoço, lanche e jantar.
– A alimentação deve ser baseada principalmente em carboidratos, o que lhe permite cumprir o seu gasto de energia mais alta. Os carboidratos são encontrados em alimentos como pão, massas, cereais, batatas e legumes. O uso regular deve ser de 3 a 5 porções por dia.
– Sua dieta diária deve incluir duas porções de peixe ou carne diariamente, pois é uma grande fonte de proteína; 2 ou 3 porções de laticínios (fonte de cálcio e, portanto, fundamental para os ossos); 4-5 tiros de frutas e legumes, que irá oferecer inúmeras vitaminas e minerais para a criança e uma pequena quantidade de gordura, o que é sempre uma boa que vem do azeite de oliva.
– As crianças devem também beber muita água e líquidos.
– É comum nesta idade, muitos pratos e alimentos assim eles podem enjoar. Por esta razão, é importante variar o menu e apresentá-los de uma forma divertida. Você também pode camuflar alguns alimentos que eles não gostam muito com outros que eles amam.