Os alimentos fornecem ao organismo os nutrientes que precisamos para viver. É importante comer uma dieta saudável e equilibrada para ter uma boa saúde e evitar doenças. No entanto, na hora das refeições devemos estar cientes de que comer um alimento sozinho não é o mesma coisa que comer um alimento acompanhado de outro.
De fato, alguns alimentos combinados corretamente podem melhorar suas qualidades e ajudar a combater vários problemas de saúde. Da mesma forma, algumas combinações de alimentos podem não fazer bem e, portanto, devem ser ingeridas em distintas refeições, com uma diferença de três a quatro horas em relação de uma a outra.
Considere alguns tipos de alimentos que são incompatíveis:
– Espinafre e queijo: o espinafre é uma hortaliça rica em oxalatos, substâncias que reduzem a absorção de cálcio pelo organismo. Assim, não deve ser misturada com o queijo e outros produtos lácteos.
– Evite líquidos nas refeições: beber água ou outros líquidos junto com alimentos retarda a digestão. Por isso, é aconselhável beber antes das refeições ou horas depois.
– Não adicione açúcar aos alimentos doces: esta combinação é uma verdadeira bomba-relógio para o nosso corpo, todo esse carregamento de calorias são muito prejudiciais para o nosso corpo e para manter o peso.
– Não misture cereais e alimentos ricos em magnésio como refrigerantes: os refrigerantes possuem fosfatos e limitam a absorção de magnésio.
– Evite comer ao mesmo tempo carboidratos ou amidos e alimentos ácidos: os carboidratos e amidos começam a ser digeridos na boca. Os ácidos retardam essa digestão, portanto, não devemos combiná-los.
– Não devemos misturar frutas doces e ácidas em saladas: misturando diferentes tipos de frutas ao mesmo tempo, podem causar reações químicas prejudiciais para o corpo, uma vez que são incompatíveis em muitos casos.
– Elimine os molhos nas refeições: os molhos são geralmente ricos em gordura, retardando a digestão, já que impedem que as enzimas dos sucos gástricos realizem suas funções.