A distinção entre alimentos saudáveis e alimentos não saudáveis está cada vez mais acertada, no entanto há certos conceitos errados e confusos que devem ser esclarecidos.
Para retirar suas dúvidas sobre o que pensa sobre determinados alimentos, o New York Times realizou uma entrevista que envolveu uma nutricionista e pessoas não especializadas em nutrição e estes foram os resultados:
Os alimentos podem ser classificados em cinco grandes grupos: aqueles que ninguém tem dúvida que são saudáveis e aqueles que todos sabemos que não são. Logo se encontram dois grupos que geram dúvidas e não estão claros: aqueles alimentos que a maioria considera ser saudáveis (mas que talvez não são) e aqueles que os nutricionistas afirmam que são saudáveis (mas que não prestamos tanta atenção).
E por último, os alimentos que tanto os nutricionistas como qualquer pessoa não sabe definir se é saudável ou não.
Alimentos que ninguém pode negar que são saudáveis
Estes são tipicamente as comidas que desde que somos pequenos nossas mães nos obrigam a comer tais como os vegetais, as frutas, aveias, carne de frango entre outros. Seus benefícios nutricionais são inquestionáveis.
Alimentos que ninguém considera saudável
No segundo grupo é fácil estabelecer que entram todos aqueles alimentos que nem o mais desinformado poderia afirmar que são bons para a saúde. Estes são as frituras, os doces, os refrigerantes, entre outros.
Alimentos que a maioria crê ser saudáveis
Aqui é quando começa as dúvidas, quais são os alimentos que são vistos como saudáveis mas não são? Muita gente os colocam no grupo dos saudáveis, mas podem ser muito enganosos e são os os que os nutricionistas não consideram saudáveis: barras de cereais industriais, iogurtes congelados, suco de laranja de caixinha, óleo de coco, batidas emagrecedoras entre outros.
O que caracteriza esses alimentos como falsos saudáveis é a quantidade de açúcar que contém e às vezes “a indústria os maquiam” para ter essa fama de saudáveis.
Alimentos que os nutricionistas consideram saudáveis
E por último, está esse grupo de alimentos que as pessoas não conhecem muito ou não consideram tão saudáveis, mas na realidade estão aprovados pelos nutricionistas como saudáveis. Estes são o tofu, a pasta de amendoim, a quinoa, o vinho, o sushi entre outros.
O que acontece com esses alimentos é que muitas pessoas os demonizam porque não são tão conhecidos ou porque seu consumo em excesso pode se tornar pouco saudável.
Alimentos que confundem a todos
Este grupo seria o mais difícil de definir, já que nem os próprios nutricionistas podem afirmar com certeza que os alimentos incluídos aqui sejam saudáveis. Estes são a carne bovina, o queijo cheddar, o leite integral e a pipoca.
Isso se deve que esses alimentos tem um certo teor de gorduras saturadas, uma substância que sempre é considerada pouco saudável, mas que estudos mais recentes demonstraram que talvez não sejam prejudiciais.
Como você pôde ver, manter uma alimentação saudável pode ser enganosa e é necessário obter mais informações do que se disse. Uma excelente recomendação que os nutricionistas dão é aprender a ler as etiquetas de informações nutricionais, e não centrar unicamente na quantidade de calorias, mas também saber quais são as propriedades de cada alimento.
Dessa maneira, se tem dúvidas o quão saudável é um alimento, a quantidade de açúcar, gorduras e outras substâncias as informações nutricionais te revelaram.
Às vezes pode ser confuso, especialmente porque muitos alimentos ganharam uma boa reputação no mercado mas na realidade não são. Por isso é necessário que comece a ler as embalagens e se tiver dúvidas se consulte com seu nutricionista.