Água de coco para os atletas: Se você pratica exercício físico até ficar exausto, você deve se hidratar com água de coco. Segundo estudo da Universidade de Indiana (EUA) é estimado que esta bebida natural contém cinco vezes mais potássio do que Gatorade ou Powerade, as bebidas isotônicas mais populares entre os esportistas. Toda vez que temos cãibras musculares, o potássio ajuda a elimina-la, assim a água de coco é o líquido mais indicado para repor os nutrientes que seu corpo perde quando você se exercita. Trezentos mililitros de água de coco contém mais potássio do que uma banana.
Suco de mangostão anti-inflamatório: Consumir meio litro diário de suco de mangostão, uma exótica fruta tropical de origem indonésia, fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação, especialmente em indivíduos obesos. Desta forma, consegue-se evitar o desenvolvimento de doenças do coração e diabetes, segundo concluiu um estudo californiano publicado na revista Nutrition Journal.
Suco de melancia anti-dores: “Avívate” é o nome expressivo que batizou a Escola Engenharia Agrícola de Cartagena (Espanha) para um novo suco de melancia funcional reduz a dor muscular em 24 horas depois de praticar esportes intensos. O efeito é devido ao aminoácido L-citrulina, encontrado em grandes quantidades na casca deste fruto.
Sumo de maçã neuroprotetor: O neurobiólogo Thomas B. Shea, da Universidade de Massachusetts (EUA), recentemente demonstrou que consumir dois copos de suco de maçã por dia durante um mês, reduz a produção da proteína beta amiloide, formadora das “placas senis” nos cérebros de pacientes com Alzheimer. Além disso, esta bebida aumenta a produção de um neurotransmissor essencial para a memória e aprendizagem: a acetilcolina.